Tendências globais

Conceito e Definição


O que são tendências pesadas?

Tendências pesadas ou megatendências são processos de transformação de longo prazo, de alcance muito vasto e impacto intenso. São reconhecidas como fatores poderosos, capazes de moldar realidades futuras. As tendências pesadas diferem das restantes tendências em três características fundamentais: podem ser observáveis ao longo de décadas; têm impacto alargado em todas as regiões e atores e causam transformações multidimensionais fundamentais em todos os subsistemas sociais.

Trata-se de mudanças sociais, económicas, políticas, ambientais ou tecnológicas globais que se formam lentamente, com a capacidade de influenciar um alargado espectro de atividades, processos e perceções, a todos os níveis: social, económico, político, etc., possivelmente durante décadas.

Porque se analisam forças de mudança globais?

Sendo as tendências pesadas processos chave que influenciam mudanças globais, e mantendo em mente que os seus impactos se desenrolam ao longo de várias décadas em todo o mundo, influenciando governos, empresas e indivíduos, torna-se clara a importância destas forças de mudança na definição de políticas e estratégias.

Naturalmente, a análise dos impactos de uma tendência pesada completa-se com o estudo das suas implicações estratégicas. Deste modo, a importância estratégica de uma tendência pesada é determinada pelas implicações que tem no foco estratégico em estudo, o que se traduz, por exemplo, na identificação de novas oportunidades, na redefinição de uma estratégia, num novo rumo para o futuro, entre outros.