Portugal 2021 Energy Policy Review
Relatório publicado pela Agência Internacional de Energia em junho de 2021
A AIE realiza regularmente avaliações pelos pares das políticas energéticas dos seus países membros. Este processo apoia o desenvolvimento de políticas energéticas e incentiva o intercâmbio de melhores práticas e experiências para ajudar a impulsionar transições energéticas seguras e acessíveis.
As políticas energéticas e climáticas de Portugal impulsionam a neutralidade carbónica, principalmente através da ampla eletrificação da procura energética e de uma rápida expansão da produção de eletricidade renovável, juntamente com o aumento da eficiência energética. Existe um forte enfoque na redução da dependência das importações de energia e na manutenção do acesso a energia a preços acessíveis. A longo prazo, Portugal pretende que o hidrogénio desempenhe um papel importante na concretização da neutralidade carbónica.
Portugal registou progressos assinaláveis na descarbonização da produção de eletricidade e na eletrificação da procura de energia nos edifícios, no entanto, o cabaz energético do país é ainda dominado pelos combustíveis fósseis. Os setores dos transportes, da indústria e dos edifícios têm um trabalho considerável pela frente para cumprir as metas de Portugal para aumentar a quota de energias renováveis, reduzir a procura de energia e reduzir as emissões. Neste relatório, a AIE apresenta uma série de recomendações de política energética para ajudar Portugal a gerir sem problemas a transição para um sistema energético eficiente e flexível e neutro em carbono.