Ruído ambiente

A ficha temática “Ruído ambiente” agrega a informação obtida pelos Mapas Estratégicos de Ruído no território nacional e a evolução da população sobre-exposta a níveis superiores a 55 dB(A) durante a noite.
Descrição: 

O ruído está associado a muitas atividades humanas, representando o ruído originado pelo tráfego rodoviário, ferroviário e aéreo um impacte elevado na saúde humana. O ruído ambiente é uma ameaça subestimada que causa incómodo e problemas de saúde a curto e longo prazo, como por exemplo, distúrbios do sono, doenças cardiovasculares, perda de produtividade no trabalho e no desempenho escolar, entre outros.
Os Mapas Estratégicos de Ruído (MER) constituem ferramentas de diagnóstico da qualidade acústica do território e da respetiva população residente sobre-exposta a ruído. Os Planos de Ação (PA) constituem a resposta a esse diagnóstico, uma vez que contêm as medidas cuja implementação se traduzirá na redução do número de pessoas afetadas.
Assim, através da análise da informação fornecida pelos MER das Grandes Infraestruturas de Transporte (GIT) Rodoviário, Ferroviário e Aéreo e das aglomerações (municípios de Lisboa, Oeiras, Odivelas, Amadora, Porto e Matosinhos), cujo reporte quinquenal à Comissão Europeia (CE) é obrigatório, é possível obter a evolução da população exposta a níveis sonoros críticos.
Foi considerado como limiar crítico o valor de 55 dB(A), no período noturno ( das 23h00 às 07h00), já que este é o limite estabelecido na legislação nacional, o Regulamento Geral do Ruído (RGR), para zonas mistas. Adicionalmente, foi considerado um limiar de 45 dB(A) no período noturno, por ser o limite estabelecido no RGR para zonas sensíveis delimitadas em aglomerações, e ainda por se aproximar dos recentes valores recomendados pela Organização Mundial de Saúde para as principais fontes sonoras.
Este indicador diz respeito a Portugal continental e será atualizado anualmente.

Objetivos e Metas: 

Em matéria de ruído ambiente, o objetivo associado às GIT e aglomerações é diminuir o número de pessoas expostas aos valores limite de ruído estabelecidos na regulamentação nacional. As metas a alcançar são:

  • Obter o diagnóstico completo da situação nacional (100% dos MER entregues e reportados à CE);
  • Obter as respostas ao diagnóstico (100% dos PA entregues e reportados à CE).
Análise da evolução:
Última atualização: 
Terça, 30 Abril, 2019