Cenários Macroeconómicos para Portugal, 2050
1. Introdução
2. Principais diferenças face aos cenários apresentados no REA 2019
- Face ao cenário apresentado no REA 2019 e no que diz respeito às Contas Nacionais, dado que houve uma mudança da Base 2011 para a Base 2016 de Contas Nacionais elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Adicionalmente, foram revistos os valores de 2020 a 2021 (ano para o qual há dados mais recentes) para as variáveis macroeconómicas nacionais de acordo com as estimativas mais recentes do INE;
- Revisão dos cenários para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e do consumo privado e Emprego para Portugal para os anos de 2022 a 2025. Para este efeito, foram consideradas as previsões do outono de 2022 da Comissão Europeia e de outubro de 2022 do FMI, bem como as previsões mais recentes de diversas entidades nacionais, como por exemplo o Ministério das Finanças, Banco de Portugal e o Conselho de Finanças Públicas;
- Atualização das variáveis populacionais para o ano de 2021 com os resultados do Censos 2021, nomeadamente do saldo migratório, dos nados vivos, dos óbitos e da população, de acordo com os dados disponíveis pelo INE até à data de novembro de 2021;
- Reviram-se os valores para os saldos migratórios em face dos resultados do Censos 2021, para os anos de 2012 a 2020. A perspetiva de redução gradual da população mantém-se, tendo em conta os cenários de longo-prazo realizados para o REA 2019;
- Revisão dos cenários para as importações e exportações de turismo de Portugal para os anos de 2022 a 2025. Por um lado, dada a particularidade da pandemia em que as fronteiras alternaram entre fechadas ou abertas, considerando-se que o efeito seria idêntico tanto para as importações como para as exportações de turismo para o ano de 2020 e parcialmente para o ano de 2021 e, por outro lado, para refletir a significativa recuperação do turismo em 2022. Para o efeito utilizaram-se as previsões mais recentes para o PIB mundial, PIB da UE-27 e PIB português;
- Face ao cenário apresentado no REA 2019, alteração da grandeza do PIB da UE para ter em conta o Brexit. Assim, esta variável foi revista e passou a denominar-se de UE-27, para ter em conta a saída do Reino Unido da UE;
- Os PIB mundial e da UE-27 foram atualizados até 2021 e revistos para 2022 a 2024, para incorporar as mais recentes previsões tanto da Comissão Europeia como do FMI, dando assim corpo às implicações internacionais da guerra na Ucrânia e à crise energética (inflação);
- Alteração dos períodos em análise por conta da disponibilidade dos dados. Assim, o primeiro período passou a ser de 2022 a 2024, o segundo período de 2025 a 2030 e, por fim, o último período de 2031 a 2050.
3. Crescimento económico e fatores demográficos
Tabela 1 - Cenários Internacionais para o PIB
Taxas médias de variação anual em volume |
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Observadas (a) |
Cenário Baixo |
Cenário Alto | |||||
2001-21 |
2022-24 | 2025-30 | 2031-50 | 2022-24 | 2025-30 | 2031-50 | |
UE 27 |
1,3% | 1,5% | 1,3% | 1,2% | 1,9% | 1,9% | 2,0% |
Mundo |
3,5% | 2,7% | 2,6% | 2,1% | 3,1% | 3,2% | 3,0% |
Notas:
(a) Fontes para taxas de variação observadas:
- UE 27: Eurostat (30/11/2022);
- Mundo: FMI, World Economic Outlook Database
Tabela 2 - Cenários para Portugal
Níveis observados (a) |
Taxas médias de variação anual em volume |
|||||||
Observadas |
Cenário Baixo |
Cenário Alto |
||||||
2021 |
2001-21 |
2022-24 |
2025-30 |
2031-50 |
2022-24 |
2025-30 |
2031-50 |
|
PIB a preços de mercado |
197,2 | 0,5 | 2,9 | 1,2 | 0,7 | 3,5 | 2,1 | 2,0 |
Consumo privado dos residentes |
128,5 | 0,6 | 2,9 | 1,2 | 0,7 | 3,5 | 2,1 | 2,0 |
Consumo dos Residentes Fora do Território |
2,6 | -0,2 | 12,2 | 1,9 | 0,9 | 16,0 | 3,3 | 2,4 |
Consumo dos Não Residentes fora do Território |
8,9 | 0,9 | 20,5 | 3,8 | 3,0 | 27,3 | 4,5 | 4,1 |
Consumo privado no Território |
134,8 | 0,7 | 4,1 | 1,5 | 1,1 | 5,1 | 2,3 | 2,3 |
População residente (média anual) |
10,4 | 0,0 | -0,4 | -0,5 | -0,7 | -0,1 | 0,0 | -0,1 |
da qual: População dos 15 aos 64 anos |
6,7 | -0,2 | -0,9 | -1,0 | -1,5 | -0,5 | -0,5 | -0,8 |
PIB per capita |
19,0 | 0,5 | 3,3 | 1,7 | 1,5 | 3,5 | 2,1 | 2,2 |
Emprego (b) |
4,7 | -0,1 | 0,6 | -1,0 | -1,5 | 1,0 | -0,5 | -0,8 |
Produtividade do trabalho (b) |
42,1 | 0,6 | 2,3 | 2,2 | 2,3 | 2,5 | 2,6 | 2,8 |
Nota:
(a) Valores provisórios, a preços constantes (base 2016). Unidades: milhares de milhão de euros para o PIB e Consumos; milhares de euros por habitante para o PIB per capita; milhões de habitantes para a População, milhões de indivíduos para o Emprego; milhares de euros por empregado para a Produtividade do Trabalho.
(b) Admitindo que, para 2025-50, o Emprego cresce à mesma taxa que a População dos 15 aos 64 anos.
Fontes para valores observados: PIB e Consumos: INE (valores de 2000 a 2021); Contas Nacionais atualizadas a novembro 2021; População: INE (valores de 2011 e 2021 - Censos 2011 e 2021), Estimativas de População Residente intercensitária (novembro de 2022).
Figura 1 - Cenários para o PIB
PIB: 109 euros a preços de 2016
4. Metodologia e hipóteses consideradas nos cenários
Dado que estes cenários não foram revistos para além de 2025, nesta secção apresentam-se as diferenças face ao REA 2019.
4.1. Cenários internacionais
4.2. Cenários para Portugal
Para Portugal apresentam-se cenários para as seguintes variáveis, no horizonte 2050:
-
População residente (média anual);
-
População residente, dos 15 aos 64 anos (média anual);
-
Produto Interno Bruto a preços de mercado;
-
Consumo Privado dos residentes (Famílias + Instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias);
-
Consumo dos Residentes Fora do território económico;
-
Consumo dos Não Residentes no território económico;
-
Consumo privado no território económico;
-
PIB per capita.
4.2.1. População residente
Os valores da População Residente para 2000 a 2021, têm como fonte as Estatísticas Demográficas do INE.
Os efeitos da pandemia por COVID-19 na população são visíveis na evolução do saldo fisiológico em 2020 e 2021 e na evolução do saldo migratório. Com efeito, quer o número de óbitos, pelo efeito do aumento da taxa de mortalidade em 2020 e 2021, quer o saldo migratório pelo efeito pandémico em que se aligeiraram processos burocráticos de legalização, permitiram que existissem andamentos diferenciados para estas variáveis. Adicionalmente, e como consequência dos resultados do Censos 2021, o saldo migratório foi revisto para o período intercensitário.
4.2.2. PIB e o Consumo Privado dos Residentes
Para o cenário baixo admitiu-se um crescimento anual do PIB de 6,7% para 2022, de 0,7% para 2023, de 1,4% para 2024 e de 1,8% para 2025.
Para o cenário alto admitiu-se um crescimento anual do PIB de 6,9% para 2022, de 1,3 para 2023, de 2,3% para 2024 e de 2,2% para 2025.
Quanto ao Consumo Privado dos Residentes assumiu-se que de 2022 em diante a taxa do crescimento do consumo privado seria igual à taxa de crescimento do PIB para ambos os cenários. Sabendo-se da elevada importância do consumo no comportamento do PIB, a hipótese de taxas de crescimento iguais entre estas duas variáveis pareceu-nos adequada.
4.2.3 Consumo Privado no Território
5. Referências
-
Agência Portuguesa do Ambiente (2019), Relatório do Estado do Ambiente 2019.
-
Agência Portuguesa do Ambiente (2021), Relatório do Estado do Ambiente 2020/21.
-
Agência Portuguesa do Ambiente (2019), Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 - Cenários socioeconómicos de evolução do país no horizonte 2050.
-
Banco Central Europeu (2019), ECB staff macroeconomic projections for the euro area, march 2019.
-
Banco Central Europeu (2022), ECB staff macroeconomic projections for the euro area, September 2022.
-
Banco de Portugal (2018), “Projeções para a Economia Portuguesa: 2018-2021”, Boletim Económico, dezembro 2018.
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Banco de Portugal (2022), Boletim Económico, outubro 2022.
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Comissão Europeia (2018a), The 2018 Ageing Report, Institutional Paper 065.
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Comissão Europeia (2018b), European Economic Forecast – Autumn 2018, European Economy, Institutional Paper 089, November 2018.
-
Comissão Europeia (2019), European Economic Forecast – Winter 2018(Interim), European Economy, Institutional Paper 096, February 2019.
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Comissão Europeia (2021), European Economic Forecast – Autumn 2021, European Economy, Institutional Paper 160, November 2021.
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Comissão Europeia (2022), European Economic Forecast – Autumn 2022, European Economy, Institutional Paper 187, November 2022.
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-
Conselho das Finanças Públicas (2019), Finanças Públicas: Situação e Condicionantes 2019-2023 - Relatório do Conselho das Finanças Públicas nº02/2019, março de 2019.
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