Relatório do Estado do Ambiente

Mensagem institucional


A Agência Portuguesa do Ambiente apresenta a 36.ª edição do Relatório do Estado do Ambiente 2025 – REA 2025, cumprindo, uma vez mais, o desiderato de contribuir para o conhecimento sobre o estado do ambiente em Portugal, assegurando a divulgação de informação fiável, suportada em dados credíveis e consistentes, visando a capacitação dos atores sobre o estado do ambiente em Portugal e uma participação pública informada.

A preocupante conjuntura geopolítica atual, aliada à necessidade de enfrentar a tripla crise planetária, alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição, convocam-nos, ao Estado e à sociedade civil, para agir em conjunto, em prol das gerações atuais e futuras.

Neste contexto, o Relatório do Estado do Ambiente monitoriza anualmente um conjunto de indicadores que visam proporcionar uma perspetiva do estado do ambiente em Portugal, identificando a posição do país face aos compromissos e metas assumidos em matéria de ambiente e de desenvolvimento sustentável.

O REA 2025 inclui a sistematização da contribuição dos indicadores ambientais analisados para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas 47 fichas temáticas organizadas em dez domínios ambientais (mais dois do que na edição de 2024): Ambiente e Economia, Ar, Clima, Solo e Biodiversidade, Água, Ambiente Marinho e Costeiro, Energia, Transportes, Resíduos e Riscos Ambientais.

As fichas temáticas apresentam a análise da evolução de cada indicador e as principais conclusões, introduzindo-se este ano alguns elementos inovadores, como a inclusão de novos indicadores, uma “linha do tempo” com os principais instrumentos de política e os principais desafios nas matérias abrangidas.

Também, pela primeira vez, o REA inclui uma análise em retrospetiva de indicadores-chave, com valores para três anos marco: 1987 – o ano da primeira Lei de Bases do Ambiente e do primeiro REA (ou o primeiro ano com dados disponíveis), 2005 – ano intercalar, e 2024 (ou último ano com dados disponíveis).

Com o objetivo de permitir uma visão sistémica do conteúdo do REA e de contribuir para a respetiva divulgação, são disponibilizados, para cada domínio, um vídeo e uma infografia.

Cientes da relevância da educação ambiental e da necessidade de atingir novos públicos, foi criada uma nova componente no REA, o REA 2025 Júnior. Esta componente é destinada aos alunos do ensino preparatório e inclui 15 infografias dedicadas às temáticas da Economia circular, do Índice de Qualidade do Ar, das Emissões de gases com efeito de estufa, do Sistema Nacional de Áreas Classificadas, da Área agrícola em produção biológica, da Água para consumo humano, das Águas balneares, do Uso sustentável dos stocks pesqueiros, do Lixo marinho em praias, das Energias renováveis, do Transporte de passageiros, dos Resíduos urbanos, da Reciclagem de resíduos, da Seca e cheias e dos Incêndios rurais.

A edição deste ano é acompanhada de uma nova publicação, a “Visão Ambiente 2030 – Desafios e Oportunidades”, composta por 24 artigos de opinião da autoria de um painel de personalidades de reconhecido mérito nos diversos domínios ambientais, que constitui um valioso contributo para a reflexão sobre as temáticas do ambiente e do desenvolvimento sustentável. Esta publicação será divulgada no Portal REA e objeto de uma edição impressa.

 

A todos os que contribuíram para a presente edição do REA, nomeadamente às entidades da administração pública e respetivos pontos focais, aos autores dos artigos da publicação “Visão Ambiente 2030 – Desafios e Oportunidades”, e aos colaboradores da APA, o nosso agradecimento e um apelo a que continuem a agir em prol da proteção do ambiente e de um desenvolvimento sustentável.

 
O Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente
 
José Pimenta Machado
Rogério Silva
Inês Costa Andrade
Ana Cristina Carrola