Mensagem institucional
REA 2024: O estado do ambiente em Portugal – na senda do desenvolvimento sustentável
A Agência Portuguesa do Ambiente apresenta a 35.ª edição do Relatório do Estado do Ambiente – REA 2024, publicação considerada da maior relevância para a divulgação de informação, promoção do conhecimento e capacitação dos atores sobre o estado do ambiente em Portugal, contribuindo, também, para uma participação pública informada.
Perante a evidência de uma crise ambiental sem precedentes à escala global, perda da biodiversidade, alterações climáticas (episódios de seca extrema e prolongada, ondas de calor, cheias, entre outros), com uma sobre-exploração dos recursos naturais cada vez mais insustentável, pressões sobre a segurança hídrica, energética e alimentar, e os consequentes riscos e impactes ao nível da saúde, é tempo de tomada de consciência, de congregar esforços e de agirmos de forma concertada, suportados na evidência da informação.
Assim, nesta transição que se impõe para um mundo mais sustentável, será determinante uma abordagem holística, multidimensional, de longo prazo – ao nível ambiental, social e económico, alicerçada em iniciativas legislativas, planos, programas e estratégias, recentrados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que garantirão uma transformação global e duradoura, assente na responsabilidade e solidariedade intra e intergeracionais, preservando o futuro da geração presente e das vindouras.
Na verdade, o desenvolvimento económico deverá prosseguir dissociado do consumo de recursos, com recurso crescente a energias renováveis em detrimento das de base fóssil, circulando os recursos e assegurando a preservação dos ecossistemas, da biodiversidade, do ar, da água e do solo.
Para vencer todos estes desafios, importa que a sociedade esteja alerta, tenha acesso a informação atualizada, credível e com base científica, conhecer o estado do ambiente que a rodeia para poder agir prontamente em prol da sua melhoria e deste bem coletivo, que é o planeta em que vivemos. A políticas públicas são cada vez mais fundamentais e orientadoras para a necessária transição, mas a participação pública reveste-se de cada vez maior importância pois aproxima as sociedades das tomadas de decisão, cientes de que a maioria destas terão um impacte significativo no ambiente, na saúde e qualidade de vida.
O Relatório do Estado do Ambiente apresenta-se precisamente como uma fonte de informação de referência e inspiradora – atual, credível, sistematizada e de fácil acesso a toda a sociedade. Sempre com o objetivo de fornecer mais e melhor informação e uma avaliação isenta e estruturada, o Relatório do Estado do Ambiente monitoriza anualmente um conjunto de indicadores que dão uma perspetiva do estado do ambiente em Portugal, identificando a posição do país face aos compromissos e metas assumidos em matéria de ambiente e desenvolvimento sustentável. O Relatório deste ano, contempla 58 fichas temáticas de indicadores, organizadas em oito domínios ambientais: Ambiente e Economia, Energia e Clima, Transportes, Ar e Ruído, Água, Solo e Biodiversidade, Resíduos e Riscos Ambientais.
Destaca-se que a presente edição do REA introduz alguns elementos inovadores. Desde logo, a inclusão de novos indicadores, o reforço de representações gráficas interativas, ou o destaque dos conceitos mais relevantes, mas esta edição é também pioneira numa abordagem sistemática da contribuição dos indicadores avaliados para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Assinala-se que a elaboração dos Relatórios do Estado do Ambiente conta, ao nível da compilação, tratamento e avaliação da informação de base, com uma vasta rede de pontos focais, da APA e de outras entidades públicas, sem a qual a concretização do mesmo, com a qualidade, rigor e transversalidade apresentados, não teria sido possível, pelo que a todos estes pontos focais fica aqui um agradecimento especial.