REA
Economia e Ambiente

Indicadores ODS para Portugal 2015/2021

O Instituto Nacional de Estatística apresentou a quinta edição da publicação nacional de acompanhamento estatístico da Agenda 2030 da ONU, intitulada “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Indicadores para Portugal | Agenda 2030”

Esta publicação procura "transmitir uma avaliação sintética dos progressos realizados", focando-se "em 41 indicadores, selecionados de modo a abranger todos os ODS". Nesta edição "sempre que possível e relevante, a análise inclui dados com desagregação geográfica a nível de NUTS II, III e de município." É ainda apresentado "um exercício ilustrativo simplificado do sinal que cada indicador revela no contexto do objetivo e da meta em que se insere, quer em termos da evolução no período considerado, quer em relação ao último ano disponível, para todos os indicadores com informação para Portugal."
 
Os resultados desta análise revelam que, "no último ano com informação disponível, 40% (66) dos indicadores analisados registou uma evolução no sentido desejável. Em 4 objetivos (3, 6, 7 e 11) 50% ou mais dos indicadores apresentaram uma evolução favorável. Por outro lado, 36 indicadores evoluíram no sentido contrário ao desejável. Nos ODS 1 e 2, o número de indicadores com evolução desfavorável superou os indicadores com evolução favorável."
 
O INE preparou ainda uma infografia com os resultados.
Os dados referentes aos indicadores estão sempre atualizados no dossiê temático dos ODS.