Intensidade energética e carbónica dos transportes

A ficha temática “Intensidade energética e carbónica dos transportes” analisa a intensidade energética no sector dos transportes, bem como a correspondente fração de energia renovável utilizada. Apresenta ainda os valores das emissões de gases com efeito de estufa nos transportes.
Descrição: 

Em Portugal, os transportes representam uma parte importante do consumo de energia final, sendo o transporte rodoviário responsável pela quase totalidade desse consumo. Verifica-se ainda que os transportes terrestres são os maiores responsáveis pelo consumo de produtos petrolíferos para fins energéticos, contribuindo de forma decisiva para a dependência energética do País.

Para reduzir esta dependência do exterior, importa reduzir, a nível nacional, a utilização de veículos rodoviários, quer por recurso aos transportes públicos quer à mobilidade suave, de modo a aumentar a eficiência energética no sector. Mas também importa promover a adoção de veículos mais eficientes e que utilizem combustíveis com melhor desempenho ambiental. Neste contexto, destacam-se os veículos elétricos.

Como consequência do tipo de energia utilizada, o sector dos transportes é também responsável por uma grande parte da emissão de gases com efeito de estufa (GEE), exercendo fortes pressões sobre o ambiente e bem-estar humano.

Esta ficha temática diz respeito a Portugal continental, Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e será atualizada anualmente.

Objetivos e Metas: 
Análise da evolução:

No contexto das alterações de mobilidade e consumo resultantes do combate à pandemia Covid-19, o ano de 2020 foi marcado por uma clara redução no consumo energético. O consumo de energia primária, 20.791 ktep, recuou 7,5% face a 2019, regressando a valores semelhantes aos de 1996. O consumo de energia final, 15.446 ktep, teve um decréscimo de 7,2% relativamente a 2019.

Neste contexto, e de acordo com os dados provisórios para 2020, o sector dos transportes continua a ser o sector de atividade com maior consumo de energia: 32,6% do consumo final, seguindo-se o sector da indústria (28,8%), o sector doméstico (19,5%), o sector dos serviços (13,4%), o sector da agricultura e pescas (3,3%), e o sector da construção e obras públicas (2,3%).

O sector dos transportes continua muito dependente dos combustíveis produzidos a partir do petróleo, sendo particularmente vulnerável à oscilação dos preços internacionais. Ainda de acordo com dados provisórios para 2020, 73,6% do consumo final de produtos de petróleo ocorreu no sector dos transportes. Nesse ano, o consumo de gasóleo neste setor foi de 3.861 ktep, representando 85,5% do consumo total deste produto petrolífero, e o consumo de gasolinas aproximadamente 928 ktep (99,8% do consumo total de gasolinas).

Em termos de consumo energético, o setor mais afetado pela pandemia Covid-19 foi a aviação, que registou uma quebra de 62,5% face ao ano anterior. Já o consumo energético do transporte rodoviário sofreu uma redução de 15,3% face a 2019.

Em 2020, o consumo de petróleo e derivados nos transportes foi de 5 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (tep), o que representa uma redução de 16,4% face a 2019 (em 2019 tinha aumentado 2,3% em relação a 2018). No transporte rodoviário, o consumo de gasóleo diminuiu 14,8%, o de gasolina 16,9% e o de GPL Auto 24,6%.

Os dados apresentados demonstram uma elevada dependência dos combustíveis fósseis. Esforços no sentido de diminuir essa dependência terão o efeito benéfico de reduzir significativamente as emissões de poluentes atmosféricos, designadamente, as emissões de gases com efeito de estufa, um objetivo estratégico inscrito em vários instrumentos de política atualmente em vigor, em particular o Plano Nacional Energia e Clima para 2030 e o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050.

Última atualização: 
Terça, 16 Novembro, 2021