Linha de costa em situação de erosão

A ficha temática “Linha de costa em situação de erosão” avalia a extensão de linha de costa em litoral baixo e arenoso sujeita a erosão/recuo.

Animação: 
Descrição: 
A erosão costeira consiste na remoção e arrastamento dos sedimentos das praias e dunas por ação conjugada de fatores de forçamento oceanográfico (isto é, ondas, correntes e marés), traduzindo-se no recuo da linha de costa e, consequente, na perda de território.
 
A erosão costeira pode ocorrer em horizontes temporais curtos (exemplo, recuo instantâneo associado a temporais), dependente da variabilidade sazonal, ou em períodos de tempo mais longos, à escala interanual ou da década. 
 
As causas da erosão costeira são múltiplas, de origem natural ou antrópica, destacando-se a diminuição do volume de sedimentos fornecidos ao litoral, a presença de obras de engenharia costeira pesada e a subida do nível médio do mar.
 
Para cálculo do indicador consideram-se os troços de litoral baixo e arenoso sujeitos a erosão costeira, com tendência de recuo da linha de costa medida ou erosão comprovada.
O indicador é expresso em extensão (km lineares) de linha de costa em situação crítica de erosão.
 
Este indicador diz respeito a Portugal continental e é atualizado sempre que o Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal continental (COSMO) produza informação relevante – https://cosmo.apambiente.pt/.
 
Objetivos: 
Os novos Programas da Orla Costeira e o Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental (COSMO) (iniciado em junho de 2018) têm como um dos seus objetivos atualizar e pormenorizar a informação relativa à evolução da linha de costa, designadamente a identificação das áreas sujeitas a erosão costeira e a quantificação do recuo observado.
 
Com os resultados obtidos pretende-se identificar e monitorizar regularmente os locais sujeitos a erosão costeira e com recuo observado da linha de costa em litoral baixo e arenoso.
 
Estes dados são fundamentais para definição de tendências evolutivas em contexto de alteração climática, bem como para a tomada de decisão aos vários níveis e nos diversos âmbitos.
Análise da evolução:
O indicador tem por base os dados de evolução/recuo da linha de costa já existentes, designadamente estudos da Agência Portuguesa do Ambiente, Estudos de Caracterização dos Programas da Orla Costeira, publicações técnicas e científicas da especialidade e teses de Mestrado e Doutoramento. Atualmente, esta informação é atualizada e validada com os dados do Programa COSMO, iniciado em junho de 2018 (Pinto et al., 2021a).
 
Última atualização: 
Sexta, 19 Maio, 2023