A qualidade da água para consumo humano tem vindo a registar, ano após ano, melhorias constantes e sustentadas, alcançando, em 2021, o valor de 98,96% (98,85% em 2020) de água segura na torneira do consumidor. Num quadro regulatório cada vez mais exigente, este facto representa uma efetiva melhoria da qualidade da água nos últimos anos. Verifica-se que o objetivo de 99% de água segura definido no PENSAAR 2020 para o ano de 2020 foi alcançado em 2015 e mantido desde essa altura.
A percentagem de análises realizadas na torneira do consumidor em 2021 foi de 99,97% (99,94% em 2020), sendo de 100% em 271 concelhos (mais sete do que em 2020), o que corresponde a 97% dos concelhos de Portugal continental. Este valor traduz um controlo exigente, muito próximo do cumprimento integral deste requisito legal (100%), resultante da implementação dos Programas de Controlo e Qualidade da Água aprovados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
O cumprimento dos valores paramétricos (VP) na água da torneira do consumidor foi de 98,99% em 2021 (98,91% em 2020). Estes valores têm estado sempre acima dos 98% ao longo dos últimos anos.
Tal como em anos anteriores, verifica-se que os parâmetros bactérias coliformes, pH, alumínio, ferro e manganês são responsáveis por cerca de 84% dos incumprimentos ocorridos no grupo dos indicadores e por 73% de todos os incumprimentos.
Relativamente aos incumprimentos nos parâmetros microbiológicos, considera-se fundamental que a eficácia da desinfeção não seja descurada, uma vez que as percentagens de cumprimento do valor paramétrico das bactérias coliformes ainda não atingiram o valor de 99%.
O pH continua a ser um dos parâmetros com a percentagem de cumprimento do respetivo valor paramétrico mais baixa, embora, quando se compara com o desempenho de 2017, a evolução é positiva e quantificada em cerca de 1,91%.