Água para consumo humano

  • Em 2022, a percentagem de água segura na torneira do consumidor (água controlada e de boa qualidade) atingiu os 98,88%, em Portugal continental.
  • O objetivo de 99% de água segura a nível nacional definido no PENSAAR 2020 para o ano de 2020, foi alcançado em 2015 e mantém-se cumprido desde essa altura.
  • Em 2022, 71% da água que os portugueses beberam teve origem superficial e 29% teve origem subterrânea.
  • Regista-se uma tendência de manutenção do patamar de excelência no indicador “água segura” para a generalidade dos concelhos de Portugal continental, com 52 concelhos a registarem 100% de água segura e apenas três concelhos a registar um nível de desempenho inferior a 95% de água segura: Crato, Sever do Vouga e Arronches.
Animação: 
Descrição: 

A ficha temática “Água para consumo humano” avalia a qualidade da água na torneira do consumidor e identifica a origem da água utilizada.

Este indicador é considerado essencial para a avaliação do nível de desenvolvimento de um país e do bem-estar da sua população.

De modo a garantir a verificação da conformidade da qualidade da água, as entidades gestoras dos sistemas de abastecimento público procedem à recolha periódica de amostras de água nas torneiras dos consumidores para análise do cumprimento de diversos parâmetros químicos, físicos, radiológicos e microbiológicos, de acordo com o programa de controlo da qualidade da água aprovado e fiscalizado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). Tanto o número de análises como os valores de referência dos diversos parâmetros (valores paramétricos) são definidos pela legislação aplicável, o Decreto-Lei n.º 69/2023, de 21 de agosto.

Contribuição para os ODS

Objetivos: 

A estratégia para o setor de abastecimento de água e saneamento de águas residuais para Portugal continental, definida no Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 (PENSAARP 2030), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 23/2024, de 5 de fevereiro[1], mantém como meta para 2030 o valor de 99% de água segura.


[1] A versão integral do PENSAARP 2030, composta pelo volume 1: Plano Estratégico e volume 2: Plano de Ação, é disponibilizada no seguinte endereço eletrónico: https://apambiente.pt/agua/PENSAARP2030.

 
Análise da evolução:
 

O valor do indicador “Água segura na torneira do consumidor” (água controlada e de boa qualidade) reflete o cumprimento dos requisitos da qualidade da água (valores paramétricos), bem como a realização do número mínimo de análises regulamentares.

 

Última atualização: 
Sexta, 5 Julho, 2024