Água para consumo humano

A ficha temática “Água para consumo humano” avalia a qualidade da água na torneira do consumidor e identifica a origem da água utilizada.
Descrição: 

A qualidade da água para consumo humano é um indicador essencial para a avaliação do nível de desenvolvimento de um país e do bem-estar da sua população.

De modo a garantir essa qualidade, as autoridades competentes procedem à recolha periódica de amostras de água para análise do cumprimento de diversos parâmetros químicos, físicos e microbiológicos. Tanto o número de análises como os valores referência dos diversos parâmetros são definidos pela legislação aplicável, o Decreto-Lei n.º 306/2007.

Esta ficha temática diz respeito a Portugal continental e será atualizada anualmente.

Objetivos e Metas: 

A estratégia para o setor de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, o Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais 2020 (PENSAAR 2020), estabelece como meta para 2020 o valor de 99% de água segura.

Análise da evolução:

O valor do indicador água segura na torneira do consumidor (água controlada e de boa qualidade) reflete o cumprimento dos requisitos da qualidade da água (valores paramétricos), bem como a realização do número mínimo de análises regulamentares.

Apesar de, em 2020, a realização de ações de fiscalização no terreno ter sito fortemente condicionada pelos diversos confinamentos impostos pela pandemia de COVID-19, a situação pandémica não influenciou de forma relevante a implementação dos Programas de Controlo e Qualidade da Água aprovados para 2020, nem o controlo da qualidade da água na torneira, devido à forte capacidade de colaboração entre o regulador, as entidades gestoras, as autoridades de saúde e os laboratórios.

Última atualização: 
Terça, 12 Outubro, 2021