Água para consumo humano

A ficha temática “Água para consumo humano” avalia a qualidade da água na torneira do consumidor e identifica a origem da água utilizada.

Descrição: 

A qualidade da água para consumo humano é um indicador essencial para a avaliação do nível de desenvolvimento de um país e do bem-estar da sua população.

De modo a garantir essa qualidade, as autoridades competentes procedem à recolha periódica de amostras de água para análise do cumprimento de diversos parâmetros químicos, físicos e microbiológicos. Tanto o número de análises como os valores referência dos diversos parâmetros são definidos pela legislação aplicável, o Decreto-Lei n.º 306/2007.

Esta ficha temática diz respeito a Portugal continental e será atualizada anualmente.

Objetivos e Metas: 

A estratégia para o setor de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, o Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais 2020 (PENSAAR 2020), estabelece como meta para 2020 o valor de 99% de água segura.

Análise da evolução:

A qualidade da água para consumo humano tem vindo a registar, ano após ano, melhorias constantes e sustentadas, alcançando, em 2017, o valor de 98,72% de água segura na torneira do consumidor (indicador de água controlada e de boa qualidade), o que, num quadro regulatório cada vez mais exigente, representa uma efetiva melhoria da qualidade da água nos últimos anos. Apenas nas zonas de abastecimento com menos de 500 habitantes não foi ainda atingida a meta de 99% preconizada para o indicador água segura.

Última atualização: 
Segunda, 17 Dezembro, 2018