Índice de escassez por bacia

Português, Portugal
Graph: 
Font: 
APA, 2016
Considerando o escoamento em regime natural associado ao percentil 50, as bacias com um índice de escassez superior a 20%, ou seja, uma escassez moderada, são Ribeiras de Oeste, Sado, Mira, Guadiana e Ribeiras do Algarve. As bacias hidrográficas com um índice de escassez inferior a 10%, ou seja, sem escassez, são as bacias do Minho, Lima, Douro, Vouga e Lis.
 
Na análise por região hidrográfica verifica-se que as regiões com maior escassez ao nível do continente são as RH5, RH6, RH7 e RH8.
 
Muito embora o cálculo deste índice permita identificar potenciais situações de escassez, a avaliação efetuada demonstra a importância da escala de análise. Considera-se, assim, que seria importante incorporar neste índice a capacidade de armazenamento existente em cada região, para retratar de forma mais correta as disponibilidades hídricas.
 
O Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) disponibiliza o Boletim de Armazenamento das Albufeiras de Portugal Continental, bem como o Boletim de Quantidade das Águas Subterrâneas, onde podem ser consultados os dados mais recentes relativos às disponibilidades hídricas das albufeiras e das águas subterrâneas, respetivamente.
 

 

Ordem de aparecimento: 
50
Indicator: 
Disponibilidades de águas superficiais e subterrâneas