Consumo interno de materiais

A ficha temática “Consumo interno de materiais” apresenta a quantidade de recursos naturais consumida por uma economia bem como a produtividade desses materiais em termos de PIB. Também analisa a posição de Portugal face aos restantes Estados Membros da União Europeia.
Descrição: 

O Consumo Interno de Materiais (CIM) mede a quantidade total de materiais utilizada diretamente por uma dada economia (excluindo o ar e a água, mas incluindo a água contida nos materiais). É calculado através da soma da extração de materiais por essa economia (em bruto - Extração Interna de Materiais) com a totalidade das importações de materiais (primários e transformados), subtraindo as exportações totais de materiais (primários e transformados). O CIM constitui um indicador da intensidade de utilização dos recursos naturais por parte da economia e permite avaliar a eficiência na sua utilização.

A produtividade dos materiais é o quociente entre o PIB e o CIM e corresponde à riqueza gerada por unidade de recursos naturais consumida. É utilizada para avaliar a dissociação entre a utilização de recursos naturais e o crescimento da economia (decoupling).

Esta ficha temática diz respeito a Portugal continental, Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e será atualizada anualmente.

Objetivos e Metas: 
  • Obter um crescimento económico menos intensivo em consumo de recursos;
  • Garantir que o consumo dos recursos não ultrapasse a capacidade de regeneração do ambiente;
  • Melhorar a eficiência na utilização dos recursos e fomentar a definição de políticas de produção e consumo economicamente e ambientalmente mais sustentáveis, sobretudo no contexto de uma transição para a economia circular.
Análise da evolução:

A evolução do CIM é fortemente influenciada, em Portugal, pela evolução da atividade do sector da construção, na medida em que os materiais que mais pesam no total deste indicador são os minerais não metálicos, intensamente utilizados naquele sector, e que representavam, em 2016, cerca de 58% do CIM.

Última atualização: 
Terça, 12 Junho, 2018