Eficiência hídrica - setor urbano

  • Em 2023, a avaliação do indicador água não faturada no serviço em baixa foi “mediana”, com uma evolução positiva face ao ano anterior.
  • No mesmo ano, a avaliação do indicador perdas reais de água: i) para o serviço em baixa com densidade de ramais igual ou superior a 20 por quilómetro de rede foi “mediana”, com uma evolução negativa face ao ano anterior; e ii) para o serviço em baixa com densidade de ramais inferior a 20 por quilómetro de rede manteve-se “boa”, conservando o padrão dos últimos seis anos.
Descrição: 

A ficha temática “Eficiência hídrica – setor urbano” avalia a água não faturada e as perdas reais de água que ocorrem neste setor, através de dois indicadores com o mesmo nome no sistema de Avaliação da Qualidade do Serviço da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

A quarta geração deste sistema de avaliação procurou acompanhar a evolução dos desafios colocados ao setor, com relevo para a eficiência hídrica e energética, valorização e circularidade, que sinalizam a urgência de uma gestão responsável, eficiente e eficaz dos recursos ambientais nacionais.

Água não faturada

O indicador “Água não faturada” pretende avaliar o nível de sustentabilidade da gestão do serviço em termos económico-financeiros, no que respeita às perdas económicas correspondentes à água que, apesar de ser captada, tratada, transportada, armazenada e distribuída, não chega a ser faturada aos utilizadores. Inclui as perdas reais (fugas e extravasamentos de água), as perdas aparentes (imprecisões nas medições da água, furto ou uso ilícito de água) e, ainda, os consumos autorizados, mas não faturados (água para lavagem de ruas, rega de espaços verdes municipais, alimentação de fontes e fontanários, lavagens de condutas e coletores de esgotos e combate a incêndios). É expresso em percentagem de água entrada no sistema que não é faturada.

 

Água não faturada – valores de referência

Serviços em baixa (%)

Qualidade do serviço boa

[0,0; 20,0]

Qualidade do serviço mediana

]20,0; 30,0]

Qualidade do serviço insatisfatória

]30,0; 100]

Fonte: ERSAR, 2024

 

Perdas reais de água

O indicador “Perdas reais de água” visa avaliar a sustentabilidade ambiental do serviço em termos da eficiência na utilização de recursos ambientais no que respeita às perdas reais de água (fugas e extravasamentos), enquanto bem escasso que exige uma gestão racional. É expresso pelo volume de perdas reais por unidade do comprimento de conduta ou pelo volume de perdas reais por ramal, dependendo da densidade de ramais.

 

Perdas reais – valores de referência

Serviços em baixa – densidade de ramais igual ou superior a 20/km de rede [l/(ramal.dia)]

Qualidade do serviço boa

[0,0; 100]

Qualidade do serviço mediana

]100; 150]

Qualidade do serviço insatisfatória

]150; +∞[

Serviços em baixa – densidade de ramais inferior a 20/km de rede [m3/(ramal.dia)]

Qualidade do serviço boa

[0,0; 3,0]

Qualidade do serviço mediana

]3,0; 5,0]

Qualidade do serviço insatisfatória

]5,0; +∞[

Fonte: ERSAR, 2024

 

Contribuição para os ODS

 

Objetivos: 
  • Diminuir a água não faturada, melhorando a sustentabilidade da gestão do serviço em termos económico-financeiros;
  • Diminuir as perdas reais de água no setor urbano, melhorando a sustentabilidade ambiental do serviço em termos da eficiência na utilização de recursos ambientais.

 

Instrumentos de política relevantes

Análise da evolução:

Água não faturada

Última atualização: 
Sexta, 29 Agosto, 2025