Eficiência hídrica - setor urbano

  • Em 2022, a avaliação do indicador água não faturada no serviço em baixa foi mediana.
  • No mesmo ano, a avaliação do indicador perdas reais de água: i) para o serviço em baixa com densidade de ramais igual ou superior a 20 por quilómetro de rede foi mediana, tendo o valor médio mais baixo nos últimos cinco anos; e ii) para o serviço em baixa com densidade de ramais inferior a 20 por quilómetro de rede manteve-se boa, como nos últimos cinco anos.
Descrição: 

A ficha “Eficiência hídrica – setor urbano” avalia a água não faturada e as perdas reais de água que ocorrem neste setor.

A 4.ª geração do sistema de Avaliação da Qualidade do Serviço da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) procurou acompanhar a evolução dos desafios colocados ao setor, com relevo para a eficiência hídrica e energética, valorização e circularidade, que sinalizam a urgência de uma gestão responsável, eficiente e eficaz dos recursos ambientais nacionais.

Esta ficha inclui dois indicadores de avaliação: “Água não faturada” e “Perdas reais de água”.

Água não faturada

O indicador “água não faturada” pretende avaliar o nível de sustentabilidade da gestão do serviço em termos económico-financeiros, no que respeita às perdas económicas correspondentes à água que, apesar de ser captada, tratada, transportada, armazenada e distribuída, não chega a ser faturada aos utilizadores. Inclui as perdas reais (fugas e extravasamentos de água), as perdas aparentes (imprecisões nas medições da água, furto ou uso ilícito de água) e, ainda, as perdas correspondentes a consumos autorizados, mas não faturados (água para lavagem de ruas, rega de espaços verdes municipais, alimentação de fontes e fontanários, lavagens de condutas e coletores de esgotos e, ainda, combate a incêndios). É definido como a percentagem de água entrada no sistema que não é faturada.

 

Água não faturada – valores de referência

Serviços em baixa (%)

Qualidade do serviço boa

[0,0; 20,0]

Qualidade do serviço mediana

]20,0; 30,0]

Qualidade do serviço insatisfatória

]30,0; 100]

Fonte: ERSAR, 2023

 

Perdas reais de água

O indicador “Perdas reais de água” visa avaliar a sustentabilidade ambiental do serviço em termos da eficiência na utilização de recursos ambientais no que respeita às perdas reais de água (fugas e extravasamentos), enquanto bem escasso que exige uma gestão racional. É definido como o volume de perdas reais por unidade do comprimento de conduta ou como o volume de perdas reais por ramal, dependendo da densidade de ramais.

 

Perdas reais – valores de referência

Serviços em baixa – densidade de ramais igual ou superior a 20/km de rede [l/(ramal.dia)]

Qualidade do serviço boa

[0,0; 100]

Qualidade do serviço mediana

]100; 150]

Qualidade do serviço insatisfatória

]150; +∞[

Serviços em baixa – densidade de ramais inferior a 20/km de rede [m3/(ramal.dia)]

Qualidade do serviço boa

[0,0; 3,0]

Qualidade do serviço mediana

]3,0; 5,0]

Qualidade do serviço insatisfatória

]5,0; +∞[

Fonte: ERSAR, 2023

 

 

Contribuição para os ODS

 

Objetivos: 
  • Diminuir a água não faturada, melhorando a sustentabilidade da gestão do serviço em termos económico-financeiros;
  • Diminuir as perdas reais de água no setor urbano, melhorando a sustentabilidade ambiental do serviço em termos da eficiência na utilização de recursos ambientais.
Análise da evolução:

Água não faturada

Última atualização: 
Terça, 6 Agosto, 2024