Em 2022 verificou-se que as EG em baixa ainda apresentaram avaliação mediana no indicador água não faturada, indiciando potencial de melhoria com a alteração de procedimentos de faturação e redução de perdas de água.
Eficiência hídrica - setor urbano
- Em 2022, a avaliação do indicador água não faturada no serviço em baixa foi mediana.
- No mesmo ano, a avaliação do indicador perdas reais de água: i) para o serviço em baixa com densidade de ramais igual ou superior a 20 por quilómetro de rede foi mediana, tendo o valor médio mais baixo nos últimos cinco anos; e ii) para o serviço em baixa com densidade de ramais inferior a 20 por quilómetro de rede manteve-se boa, como nos últimos cinco anos.
A ficha “Eficiência hídrica – setor urbano” avalia a água não faturada e as perdas reais de água que ocorrem neste setor.
A 4.ª geração do sistema de Avaliação da Qualidade do Serviço da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) procurou acompanhar a evolução dos desafios colocados ao setor, com relevo para a eficiência hídrica e energética, valorização e circularidade, que sinalizam a urgência de uma gestão responsável, eficiente e eficaz dos recursos ambientais nacionais.
Esta ficha inclui dois indicadores de avaliação: “Água não faturada” e “Perdas reais de água”.
Água não faturada
O indicador “água não faturada” pretende avaliar o nível de sustentabilidade da gestão do serviço em termos económico-financeiros, no que respeita às perdas económicas correspondentes à água que, apesar de ser captada, tratada, transportada, armazenada e distribuída, não chega a ser faturada aos utilizadores. Inclui as perdas reais (fugas e extravasamentos de água), as perdas aparentes (imprecisões nas medições da água, furto ou uso ilícito de água) e, ainda, as perdas correspondentes a consumos autorizados, mas não faturados (água para lavagem de ruas, rega de espaços verdes municipais, alimentação de fontes e fontanários, lavagens de condutas e coletores de esgotos e, ainda, combate a incêndios). É definido como a percentagem de água entrada no sistema que não é faturada.
Água não faturada – valores de referência
Serviços em baixa (%) |
|
Qualidade do serviço boa |
[0,0; 20,0] |
Qualidade do serviço mediana |
]20,0; 30,0] |
Qualidade do serviço insatisfatória |
]30,0; 100] |
Fonte: ERSAR, 2023
Perdas reais de água
O indicador “Perdas reais de água” visa avaliar a sustentabilidade ambiental do serviço em termos da eficiência na utilização de recursos ambientais no que respeita às perdas reais de água (fugas e extravasamentos), enquanto bem escasso que exige uma gestão racional. É definido como o volume de perdas reais por unidade do comprimento de conduta ou como o volume de perdas reais por ramal, dependendo da densidade de ramais.
Perdas reais – valores de referência
Serviços em baixa – densidade de ramais igual ou superior a 20/km de rede [l/(ramal.dia)] |
|
Qualidade do serviço boa |
[0,0; 100] |
Qualidade do serviço mediana |
]100; 150] |
Qualidade do serviço insatisfatória |
]150; +∞[ |
Serviços em baixa – densidade de ramais inferior a 20/km de rede [m3/(ramal.dia)] |
|
Qualidade do serviço boa |
[0,0; 3,0] |
Qualidade do serviço mediana |
]3,0; 5,0] |
Qualidade do serviço insatisfatória |
]5,0; +∞[ |
Fonte: ERSAR, 2023
Contribuição para os ODS
- Diminuir a água não faturada, melhorando a sustentabilidade da gestão do serviço em termos económico-financeiros;
- Diminuir as perdas reais de água no setor urbano, melhorando a sustentabilidade ambiental do serviço em termos da eficiência na utilização de recursos ambientais.
Água não faturada
Evolução da avaliação da água não faturada – serviço em baixa
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Distribuição geográfica da avaliação da água não faturada, serviço em baixa, em 2022
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Perdas reais de água
Evolução da avaliação das perdas reais de água, serviço em baixa
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Em Portugal continental, para os sistemas em baixa com densidade de ramais igual ou superior a 20 por quilómetro de rede, a avaliação tem sido igualmente mediana, tendo o indicador atingido, em 2022, o valor médio mais baixo nos últimos cinco anos. Tal evidencia um potencial de melhoria do setor com a implementação de metodologias de redução das perdas de água.
Por outro lado, os sistemas em baixa com densidade de ramais inferior a 20 por quilómetro de rede têm apresentado uma avaliação boa das perdas reais de água nos últimos cinco anos. Em 2022, apesar de um ligeiro aumento no valor das perdas reais, a avaliação da qualidade do serviço manteve-se boa.
Evolução da avaliação das perdas reais de água, serviço em baixa
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Em Portugal continental, para os sistemas em baixa com densidade de ramais igual ou superior a 20 por quilómetro de rede, a avaliação tem sido igualmente mediana, tendo o indicador atingido, em 2022, o valor médio mais baixo nos últimos cinco anos. Tal evidencia um potencial de melhoria do setor com a implementação de metodologias de redução das perdas de água.
Por outro lado, os sistemas em baixa com densidade de ramais inferior a 20 por quilómetro de rede têm apresentado uma avaliação boa das perdas reais de água nos últimos cinco anos. Em 2022, apesar de um ligeiro aumento no valor das perdas reais, a avaliação da qualidade do serviço manteve-se boa.
Distribuição geográfica da avaliação das perdas reais de água, serviço em baixa, em 2022
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Concluindo, as perdas reais em Portugal continental nos sistemas de abastecimento público de água em baixa, correspondem a cerca de 21% da água entrada nestes sistemas.
- Dados respeitantes a: Portugal continental.
- Periodicidade de atualização: anual.
Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos – www.ersar.pt
RASARP 2023 – Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal 2023