Em 2023, o valor dos impostos com relevância ambiental em Portugal ascendeu a 5,4 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 15,7% relativamente a 2022, enquanto o total da receita de impostos e contribuições sociais aumentou 9,1%. O aumento dos impostos com relevância ambiental deve-se, essencialmente, ao crescimento da receita do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), em consequência do aumento do consumo de combustíveis e da reversão da política de mitigação do aumento dos preços dos combustíveis.
Impostos com relevância ambiental
- Em 2023, o valor dos impostos com relevância ambiental em Portugal cifrou-se em 5,4 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 15,7% relativamente a 2022, enquanto o total da receita de impostos e contribuições sociais aumentou 9,1%.
- Em 2023, tal como nos anos anteriores, os impostos sobre a energia são os mais representativos no total dos impostos com relevância ambiental, 73,8%. Os impostos sobre os transportes ocuparam o segundo lugar, com um peso de 24,3%.
- Nesse ano, em Portugal, a importância dos impostos com relevância ambiental no total das receitas de impostos e contribuições sociais correspondeu a 5,6%, valor superior à média da UE-27 (5,2%).
- Quanto ao peso destes impostos no PIB em Portugal, este situou-se em 2,0%, valor igual ao da média da UE-27 (2,0%).
A ficha temática “Impostos com relevância ambiental” regista o valor dos impostos cobrados sobre os bens e serviços que têm potencial impacte negativo sobre o ambiente. Analisa, também, a sua distribuição por categoria, bem como a posição de Portugal face à União Europeia (UE).
Estes impostos podem ser classificados em quatro categorias:
- Impostos sobre a energia, que incluem os impostos sobre produtos energéticos (gasolina, gasóleo, fuelóleo, gás natural, carvão e eletricidade), bem como as receitas com os leilões de licenças de emissão de gases com efeito de estufa, registadas como impostos sobre a produção;
- Impostos sobre o transporte, que incluem os impostos relacionados com a propriedade e o uso de veículos automóveis, bem como impostos sobre outro tipo de equipamento de transporte (aviões ou embarcações), desde que se adequem à definição geral de imposto com relevância ambiental. Os impostos sobre o transporte contêm impostos sobre a importação e/ou venda de veículos e impostos anuais relativos à circulação de veículos;
- Impostos sobre a poluição, que incluem impostos sobre estimativas ou medições efetivas de emissões de poluentes para o ar ou para a água, sobre a gestão de resíduos sólidos e sobre o ruído;
- Impostos sobre os recursos, que incluem impostos ligados à extração ou uso de recursos naturais, tais como petróleo e gás, água, floresta, flora e fauna selvagens, entre outros, pois essas atividades esgotam os recursos naturais.
Conceitos «Impostos ambientais», instrumentos fiscais que têm como objetivo promover a adoção de padrões de produção e de consumo mais sustentáveis, de forma a aumentar a eficiência na utilização de recursos naturais e incentivar a sociedade a alterar comportamentos conducentes à degradação dos referidos recursos, dos ecossistemas e da biodiversidade. O efeito ambiental de um imposto resulta principalmente do impacto que tem nos preços relativos dos produtos e no nível das atividades, em combinação com a elasticidade-preço relevante. [Fonte: APA.] |
Contribuição para os ODS
Principais instrumentos de política
- Promover a utilização racional dos recursos naturais, através da aplicação do princípio do utilizador-pagador;
- Internalizar as externalidades ambientais, ou seja, incorporar os custos dos serviços e dos danos ambientais diretamente nos preços dos bens, serviços e atividades que estão na sua origem;
- Contribuir para a integração das políticas ambientais nas políticas económicas.
Evolução da receita dos impostos com relevância ambiental em Portugal
Evolução do peso dos impostos com relevância ambiental no total das receitas de impostos e contribuições sociais e no PIB
O peso dos impostos com relevância ambiental no total das receitas de impostos e contribuições sociais diminuiu de 2016 até 2022, ano em que atingiu o valor de 5,3%[1], tendo em 2023 aumentado para 5,7%1. Relativamente ao peso dos impostos com relevância ambiental no PIB, após alguma estabilidade entre 2016 e 2021, assistiu-se a uma diminuição em 2022 para o valor de 1,9%, seguida de um aumento em 2023 para 2,0%.
[1] Os valores dos impostos com relevância ambiental fonte INE têm como referência o ano de 2021, enquanto que os valores disponibilizados pelo EUROSTAT têm como referência o ano de 2016, não sendo comparáveis entre si.
Evolução dos impostos com relevância ambiental, por categoria
Impostos com relevância ambiental, por categoria, em 2023
Em 2023, tal como nos anos anteriores, os impostos sobre a energia foram os mais representativos no conjunto dos impostos com relevância ambiental, 73,8%. Os impostos sobre os transportes surgem em segundo lugar, com um peso de 24,3%. O remanescente diz respeito a impostos sobre a poluição e a impostos sobre os recursos, com uma expressão, respetivamente, de 1,5% e de 0,4%.
Peso dos impostos com relevância ambiental no total das receitas de impostos e contribuições sociais na UE-27, em 2023
Em 2023, em Portugal, o peso dos impostos com relevância ambiental no total das receitas de impostos e contribuições sociais correspondeu a 5,6%1, enquanto na UE-27 a média foi de 5,2%.
Peso dos impostos com relevância ambiental no PIB na UE-27, em 2023
Por outro lado, em termos do peso dos impostos com relevância ambiental no PIB em Portugal, este situou-se em 2,0%, valor igual ao da média da UE-27.
- Dados respeitantes a: Portugal continental, Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
- Periodicidade de atualização: anual.
Instituto Nacional de Estatística – Impostos e Taxas com Relevância Ambiental