Parque rodoviário

A ficha temática “Parque rodoviário” analisa os veículos motorizados em circulação, a sua idade e o tipo de energia utilizada.

Descrição: 

Os transportes rodoviários (ligeiros e de mercadorias) exercem uma enorme pressão sobre o ambiente e a qualidade de vida, sendo um dos maiores responsáveis pela emissão de gases com efeito de estufa, bem como de outros poluentes atmosféricos, como os óxidos de azoto e as partículas inaláveis. São também responsáveis pelos elevados níveis de ruído sentidos principalmente nas grandes aglomerações urbanas.

Os avanços tecnológicos nos sectores da construção automóvel e dos combustíveis têm permitido uma redução dos impactes negativos que exercem sobre o ambiente, não sendo, no entanto, suficientes para compensar a crescente intensidade de tráfego.

A par do transporte coletivo e da mobilidade suave, importa promover a utilização de veículos mais eficientes e que utilizem combustíveis com melhor desempenho ambiental. Destacam-se os veículos movidos a gás natural e, em especial, os veículos elétricos.

Num país com uma quota de energia renovável muito elevada, como é o caso de Portugal, a utilização de eletricidade para mobilidade permite, na prática, substituir combustíveis fósseis por água, vento e sol, reduzindo significativamente os impactes ambientais associados e diminuindo a dependência energética do país.

Esta ficha temática diz respeito a Portugal continental, Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e será atualizada anualmente.

Objetivos e Metas: 
  • O Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética 2016-2020 inclui um objetivo de incentivar a aquisição de veículos ligeiros, particulares ou comerciais, com menores emissões. Outra das medidas propostas visa promover a procura e introdução de veículos elétricos (VE) no mercado de ligeiros mistos e de passageiros e de scooters elétricas, aproveitando os investimentos já realizados no que respeita ao desenvolvimento da plataforma de gestão inteligente e integrada;
  • O Compromisso para o Crescimento Verde identifica o sector da “Mobilidade e Transportes” como uma das dez áreas de intervenção para a transição verde em Portugal e estabelece como medida a promoção da mobilidade elétrica, alargando e introduzindo maior concorrência na rede pública de abastecimento e privilegiando os modos de carregamento em locais privados (habitações e locais de trabalho) e em locais privados de acesso público (ex. centros comerciais). Também estabelece como prioritária a utilização de veículos movidos a combustíveis menos poluentes, incluindo os biocombustíveis de 2ª e 3ª geração e o desenvolvimento da rede de postos de abastecimento de combustíveis alternativos.
Análise da evolução:

Considerando o parque de veículos motorizados presumivelmente em circulação (veículos com aprovação em pelo menos uma das duas últimas inspeções obrigatórias, excluindo ciclomotores, motociclos e tratores agrícolas), o número total de veículos ligeiros e pesados atingiu 6,2 milhões em 2016. O parque de veículos ligeiros de passageiros atingiu os 4,8 milhões, representando um acréscimo de 2,1% face ao ano anterior, enquanto o número de veículos ligeiros de mercadorias decresceu 0,2%.

Última atualização: 
Segunda, 28 Maio, 2018