Parque rodoviário

  • Em 2022, a taxa de motorização em Portugal era de 556 veículos ligeiros de passageiros por 1 000 habitantes, mantendo-se o aumento registado desde 2013.
  • A idade média dos veículos rodoviários ligeiros de passageiros presumivelmente em circulação* aumentou para 14,1 anos e a idade média dos veículos de mercadorias situou-se nos 18,3 anos.
  • As viaturas com 10 ou mais anos representavam 64,3% do conjunto de veículos ligeiros de passageiros e 64,6% dos pesados de passageiros.
  • O parque de veículos ligeiros de passageiros dividiu-se maioritariamente entre veículos cujo combustível principal é o gasóleo (55,9%) ou a gasolina (38,8%). No que respeita aos veículos pesados de passageiros, o combustível principal é o gasóleo (94,0%).
  • Até 2022 foram registados 80 271 veículos elétricos, representando um acréscimo de 54% face ao ano anterior. Destes, 88,2% correspondem a veículos ligeiros de passageiros e de mercadorias.
  • Em 2022 a Rede de Mobilidade Elétrica atingiu a cobertura total do território nacional (308 municípios).

* Veículos que compareceram a, pelo menos, uma das duas últimas inspeções obrigatórias.

Animação: 
Descrição: 

A ficha temática “Parque rodoviário” analisa os veículos motorizados em circulação, a sua idade e o tipo de energia utilizada.

Os transportes rodoviários (ligeiros e pesados) exercem uma enorme pressão sobre o ambiente e a qualidade de vida, sendo um dos maiores responsáveis pela emissão de gases com efeito de estufa, óxidos de azoto e partículas inaláveis. São também responsáveis por elevados níveis de ruído sentidos principalmente nas grandes aglomerações urbanas.

Os avanços tecnológicos nos setores da indústria automóvel e dos combustíveis têm permitido uma redução dos impactes negativos que exercem sobre o ambiente, não sendo, no entanto, suficientes para compensar os impactes resultantes do aumento do número de veículos em circulação e do aumento do tráfego rodoviário.

A par do transporte coletivo, dos modos ativos e da intermodalidade, importa promover a utilização de veículos mais eficientes e que utilizem combustíveis com melhor desempenho ambiental, dos quais se destacam os veículos elétricos.

Num país com uma quota de energia renovável muito elevada, como é o caso de Portugal, a utilização de eletricidade na mobilidade permite substituir combustíveis fósseis por água, vento e sol, reduzindo significativamente os impactes ambientais negativos associados ao setor da mobilidade e dos transportes, e diminuindo a dependência energética do país.

A Rede de Mobilidade Elétrica (MOBI.E) é uma rede de postos de carregamento de veículos elétricos de acesso universal, interoperável e centrada no utilizador, que permite o carregamento de veículos em qualquer posto de carregamento do Continente, Açores e Madeira, independentemente do respetivo Operador de Ponto de Carregamento (OPC) ou Detentor de Ponto de Carregamento (DPC), desde que possua um contrato ativo com qualquer Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME).

A rede integra todos os postos de carregamento de acesso público e de acesso privativo instalados por qualquer um dos OPC, e os postos de carregamento de acesso privado ligados à rede por opção do DPC.

1 Veículos que compareceram a, pelo menos, uma das duas últimas inspeções obrigatórias.

 

Contribuição para os ODS

 

Objetivos: 
  • O Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC 2030), elaborado na sequência do Regulamento (UE) 2018/1999, define, entre outros, o objetivo nacional de “descarbonizar o setor dos transportes, fomentando a transferência modal e um melhor funcionamento das redes de transporte coletivo, promovendo a mobilidade elétrica e ativa, e o uso de combustíveis alternativos limpos”. O plano inclui medidas para apoiar financeiramente a mobilidade elétrica e a aquisição de veículos com emissões reduzidas nas frotas de transportes públicos, promover a mobilidade ativa e a intermodalidade, promover os serviços de partilha de veículos, promover a produção e o consumo de combustíveis renováveis no setor, e promover infraestruturas de carregamento/abastecimento de combustíveis alternativos.
  • A Lei n.º 98/2021, de 31 de dezembro, Lei de Bases do Clima, estabelece, que a data de referência para o fim da comercialização em Portugal de novos veículos ligeiros movidos exclusivamente a combustíveis fósseis é 2035.
Análise da evolução:

O parque de veículos rodoviários motorizados presumivelmente em circulação foi, em 2022, de 7,2 milhões de veículos (ligeiros e pesados, excluindo ciclomotores, motociclos e tratores agrícolas), registando um aumento de 2,2% face ao ano anterior. O parque de veículos ligeiros de passageiros atingiu os 5,8 milhões de veículos, crescendo na mesma proporção que o parque global (mais 2,6%). O parque de veículos pesados de passageiros registou um crescimento superior ao dos veículos ligeiros (mais 5,8%).

Última atualização: 
Quarta, 26 Junho, 2024