A taxa de motorização (número de veículos ligeiros de passageiros por 1000 habitantes) atingiu, em 2017, os 491,6 veículos ligeiros de passageiros por 1000 habitantes, evidenciando um aumento nos últimos cinco anos.
Parque rodoviário
A ficha temática “Parque rodoviário” analisa os veículos motorizados em circulação, a sua idade e o tipo de energia utilizada.
Os transportes rodoviários (ligeiros e de mercadorias) exercem uma enorme pressão sobre o ambiente e a qualidade de vida, sendo um dos maiores responsáveis pela emissão de gases com efeito de estufa, bem como de outros poluentes atmosféricos, como os óxidos de azoto e as partículas inaláveis. São também responsáveis pelos elevados níveis de ruído sentidos principalmente nas grandes aglomerações urbanas.
Os avanços tecnológicos nos sectores da construção automóvel e dos combustíveis têm permitido uma redução dos impactes negativos que exercem sobre o ambiente, não sendo, no entanto, suficientes para compensar a crescente intensidade de tráfego.
A par do transporte coletivo e da mobilidade suave, importa promover a utilização de veículos mais eficientes e que utilizem combustíveis com melhor desempenho ambiental. Destacam-se os veículos movidos a gás natural e, em especial, os veículos elétricos.
Num país com uma quota de energia renovável muito elevada, como é o caso de Portugal, a utilização de eletricidade para mobilidade permite, na prática, substituir combustíveis fósseis por água, vento e sol, reduzindo significativamente os impactes ambientais associados e diminuindo a dependência energética do país.
Esta ficha temática diz respeito a Portugal continental, Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e será atualizada anualmente.
- O Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética 2016-2020 inclui um objetivo de incentivar a aquisição de veículos ligeiros, particulares ou comerciais, com menores emissões. Outra das medidas propostas visa promover a procura e introdução de veículos elétricos (VE) no mercado de ligeiros mistos e de passageiros e de scooters elétricas, aproveitando os investimentos já realizados no que respeita ao desenvolvimento da plataforma de gestão inteligente e integrada;
- O Compromisso para o Crescimento Verde identifica o sector da “Mobilidade e Transportes” como uma das dez áreas de intervenção para a transição verde em Portugal e estabelece como medida a promoção da mobilidade elétrica, alargando e introduzindo maior concorrência na rede pública de abastecimento e privilegiando os modos de carregamento em locais privados (habitações e locais de trabalho) e em locais privados de acesso público (ex. centros comerciais). Também estabelece como prioritária a utilização de veículos movidos a combustíveis menos poluentes, incluindo os biocombustíveis de 2ª e 3ª geração e o desenvolvimento da rede de postos de abastecimento de combustíveis alternativos.
Considerando o parque de veículos rodoviários motorizados presumivelmente em circulação (veículos com aprovação em pelo menos uma das duas últimas inspeções obrigatórias, excluindo ciclomotores, motociclos e tratores agrícolas), o número total de veículos ligeiros e pesados atingiu 6,4 milhões em 2017. O parque de veículos ligeiros de passageiros atingiu os 5,1 milhões, representando um acréscimo de 4,3% face ao ano anterior, enquanto o número de veículos ligeiros de mercadorias aumentou 1,6%.
Taxa de motorização em Portugal
Parque de veículos ligeiros de passageiros por escalões de idade, em Portugal
Considerando o parque de veículos rodoviários ligeiros de passageiros presumivelmente em circulação (veículos que compareceram a pelo menos uma das duas últimas inspeções obrigatórias), verifica-se que este parque envelheceu novamente em 2017, com a idade média a aumentar de 12,5, em 2016, para 12,7 anos.
Parque de veículos pesados de passageiros por escalões de idade, em Portugal
A idade média dos veículos pesados de passageiros presumivelmente em circulação (veículos que compareceram a pelo menos uma das duas últimas inspeções obrigatórias) também aumentou de 13,1 para 13,4 anos no mesmo período.
As viaturas com 10 ou mais anos representavam 63,3% do conjunto de ligeiros de passageiros e 71,7% dos pesados de passageiros.
Mantendo a tendência observada nos últimos cinco anos, em 2017 o número de veículos ligeiros de passageiros presumivelmente em circulação aumentou 4,3% relativamente a 2016.
Veículos ligeiros de passageiros por tipo de combustível, em Portugal, em 2017
Veículos pesados de passageiros por tipo de combustível, em Portugal, em 2017
Em 2017, o parque de veículos ligeiros de passageiros dividia-se entre veículos cujo combustível principal era o gasóleo (55,4%) ou a gasolina (42,9%). As viaturas movidas a GPL representavam 1,0% do total e as que utilizam outros tipos de combustível apenas 0,7%. Já no que diz respeito aos veículos pesados de passageiros, o combustível principal é o gasóleo (97,6%).
No que diz respeito aos veículos de mercadorias, em 2017, os veículos movidos a gasóleo representaram 99,0% e 99,9% dos veículos ligeiros e dos veículos pesados (camiões e tratores), respetivamente.
Veículos elétricos matriculados por categoria, em Portugal, até 2018
No que respeita à mobilidade elétrica, até 2018 foram registados 14.391 veículos elétricos, representando um acréscimo de 80% face ao ano anterior, sendo que cerca de 75% correspondem a veículos ligeiros de passageiros e mercadorias e 11% a ciclomotores.
Instituto da Mobilidade e dos Transportes – www.imt-ip.pt
Instituto Nacional de Estatística – www.ine.pt