A taxa de motorização atingiu, em 2022, os 556 veículos ligeiros de passageiros por 1 000 habitantes, confirmando a tendência crescente registada desde 2013, e aproximando-se da taxa de motorização da UE-27 que se situou em 565 veículos ligeiros de passageiros por 1 000 habitantes.
Parque rodoviário
- Em 2022, a taxa de motorização em Portugal era de 556 veículos ligeiros de passageiros por 1 000 habitantes, mantendo-se o aumento registado desde 2013.
- A idade média dos veículos rodoviários ligeiros de passageiros presumivelmente em circulação* aumentou para 14,1 anos e a idade média dos veículos de mercadorias situou-se nos 18,3 anos.
- As viaturas com 10 ou mais anos representavam 64,3% do conjunto de veículos ligeiros de passageiros e 64,6% dos pesados de passageiros.
- O parque de veículos ligeiros de passageiros dividiu-se maioritariamente entre veículos cujo combustível principal é o gasóleo (55,9%) ou a gasolina (38,8%). No que respeita aos veículos pesados de passageiros, o combustível principal é o gasóleo (94,0%).
- Até 2022 foram registados 80 271 veículos elétricos, representando um acréscimo de 54% face ao ano anterior. Destes, 88,2% correspondem a veículos ligeiros de passageiros e de mercadorias.
- Em 2022 a Rede de Mobilidade Elétrica atingiu a cobertura total do território nacional (308 municípios).
* Veículos que compareceram a, pelo menos, uma das duas últimas inspeções obrigatórias.
A ficha temática “Parque rodoviário” analisa os veículos motorizados em circulação, a sua idade e o tipo de energia utilizada.
Os transportes rodoviários (ligeiros e pesados) exercem uma enorme pressão sobre o ambiente e a qualidade de vida, sendo um dos maiores responsáveis pela emissão de gases com efeito de estufa, óxidos de azoto e partículas inaláveis. São também responsáveis por elevados níveis de ruído sentidos principalmente nas grandes aglomerações urbanas.
Os avanços tecnológicos nos setores da indústria automóvel e dos combustíveis têm permitido uma redução dos impactes negativos que exercem sobre o ambiente, não sendo, no entanto, suficientes para compensar os impactes resultantes do aumento do número de veículos em circulação e do aumento do tráfego rodoviário.
A par do transporte coletivo, dos modos ativos e da intermodalidade, importa promover a utilização de veículos mais eficientes e que utilizem combustíveis com melhor desempenho ambiental, dos quais se destacam os veículos elétricos.
Num país com uma quota de energia renovável muito elevada, como é o caso de Portugal, a utilização de eletricidade na mobilidade permite substituir combustíveis fósseis por água, vento e sol, reduzindo significativamente os impactes ambientais negativos associados ao setor da mobilidade e dos transportes, e diminuindo a dependência energética do país.
A Rede de Mobilidade Elétrica (MOBI.E) é uma rede de postos de carregamento de veículos elétricos de acesso universal, interoperável e centrada no utilizador, que permite o carregamento de veículos em qualquer posto de carregamento do Continente, Açores e Madeira, independentemente do respetivo Operador de Ponto de Carregamento (OPC) ou Detentor de Ponto de Carregamento (DPC), desde que possua um contrato ativo com qualquer Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME).
A rede integra todos os postos de carregamento de acesso público e de acesso privativo instalados por qualquer um dos OPC, e os postos de carregamento de acesso privado ligados à rede por opção do DPC.
1 Veículos que compareceram a, pelo menos, uma das duas últimas inspeções obrigatórias.
Contribuição para os ODS
- O Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC 2030), elaborado na sequência do Regulamento (UE) 2018/1999, define, entre outros, o objetivo nacional de “descarbonizar o setor dos transportes, fomentando a transferência modal e um melhor funcionamento das redes de transporte coletivo, promovendo a mobilidade elétrica e ativa, e o uso de combustíveis alternativos limpos”. O plano inclui medidas para apoiar financeiramente a mobilidade elétrica e a aquisição de veículos com emissões reduzidas nas frotas de transportes públicos, promover a mobilidade ativa e a intermodalidade, promover os serviços de partilha de veículos, promover a produção e o consumo de combustíveis renováveis no setor, e promover infraestruturas de carregamento/abastecimento de combustíveis alternativos.
- A Lei n.º 98/2021, de 31 de dezembro, Lei de Bases do Clima, estabelece, que a data de referência para o fim da comercialização em Portugal de novos veículos ligeiros movidos exclusivamente a combustíveis fósseis é 2035.
O parque de veículos rodoviários motorizados presumivelmente em circulação foi, em 2022, de 7,2 milhões de veículos (ligeiros e pesados, excluindo ciclomotores, motociclos e tratores agrícolas), registando um aumento de 2,2% face ao ano anterior. O parque de veículos ligeiros de passageiros atingiu os 5,8 milhões de veículos, crescendo na mesma proporção que o parque global (mais 2,6%). O parque de veículos pesados de passageiros registou um crescimento superior ao dos veículos ligeiros (mais 5,8%).
Evolução da taxa de motorização em Portugal e na UE-27
Evolução do parque de veículos ligeiros de passageiros por escalões de idade
Considerando o parque de veículos rodoviários ligeiros de passageiros presumivelmente em circulação, verifica-se que em 2022 a idade média dos veículos aumentou para 14,1 anos (13,8 anos em 2021).
Evolução do parque de veículos pesados de passageiros por escalões de idade
Em 2022, a idade média dos veículos pesados de passageiros presumivelmente em circulação diminuiu para 12,6 anos (13,5 anos em 2021).
As viaturas com 10 ou mais anos representavam 64,3% do conjunto de ligeiros de passageiros e 64,6% dos pesados de passageiros.
Peso bruto dos camiões | N.º | Idade média |
10 000 kg ou menos | 17 084 | 18,8 |
10 001-16 000 kg | 10 465 | 18,2 |
16 001-19 000 kg | 12 687 | 18,8 |
10 001-22 000 kg | 44 | 32,2 |
22 000-26 000 kg | 11 333 | 17,9 |
Mais de 26 000 kg | 4 678 | 12,9 |
Total | 56 291 | 18,3 |
Relativamente aos veículos de mercadorias, em 2022, verificou-se que a sua idade média era de 18,3 anos.
Veículos ligeiros de passageiros por tipo de combustível, em 2022
Veículos pesados de passageiros por tipo de combustível, em 2022
Em 2022, o parque de veículos ligeiros de passageiros dividia-se maioritariamente entre veículos cujo combustível principal era o gasóleo (55,9%) ou a gasolina (38,8%). As viaturas híbridas não plug-in representavam 1,8%, as movidas a GPL 1,2%, as híbridas plug-in 1,1% e os veículos elétricos 0,8% do total. Já no que diz respeito aos veículos pesados de passageiros, o combustível principal era o gasóleo (94,0%).
Veículos pesados por tipos de combustível, em 2022
Tipo de combustível |
Veículos pesados |
|||
Passageiros |
Mercadorias |
Outros |
||
Camiões |
Tratores |
|||
Gasóleo |
15 385 |
56 201 |
51 914 |
12 406 |
Gasolina |
8 |
3 |
0 |
10 |
GPL |
3 |
6 |
9 |
3 |
Elétrico puro |
184 |
4 |
0 |
0 |
Híbrido plug-in |
2 |
0 |
0 |
0 |
Híbrido não plug-in |
18 |
19 |
0 |
12 |
Outros |
770 |
58 |
223 |
172 |
Fonte: IMT 2024
No que diz respeito aos veículos de mercadorias, em 2022, os veículos movidos a gasóleo representaram 98,9% e 99,7% dos veículos ligeiros e dos veículos pesados (camiões e tratores), respetivamente.
Veículos elétricos matriculados por categoria, até 2022
No que respeita à mobilidade elétrica, até 2022 foram registados 80 271 veículos elétricos, representando um acréscimo de 54% face ao ano anterior, sendo que 88,2% correspondem a veículos ligeiros de passageiros e mercadorias.
Rede de Mobilidade Elétrica
Evolução do número de postos da Rede MOBI.E
Evolução dos consumos de energia da Rede MOBI.E
Evolução do número de utilizadores e de carregamentos da Rede MOBI.E
A Rede MOBI.E apresentou um crescimento constante desde 2015, assegurando, em 2022, a cobertura da totalidade do território nacional (308 municípios). Nesse ano os consumos de energia da Rede MOBI.E, o número de utilizadores e o número de carregamentos aumentaram, respetivamente, 97,8, 79,7% e 70,6%, face a 2021.
- Dados respeitantes a: Portugal continental, exceto os da Rede MOBI.E que são respeitantes a Portugal continental, Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
- Periodicidade de atualização: anual.
Instituto da Mobilidade e dos Transportes
Instituto Nacional de Estatística – Estatísticas dos Transportes e Comunicações 2022