A taxa de motorização (número de veículos ligeiros de passageiros por 1000 habitantes) atingiu, em 2019, os 530 veículos ligeiros de passageiros por 1000 habitantes, dando continuidade ao aumento registado desde 2013.
Parque rodoviário
Os transportes rodoviários (ligeiros e de mercadorias) exercem uma enorme pressão sobre o ambiente e a qualidade de vida, sendo um dos maiores responsáveis pela emissão de gases com efeito de estufa, bem como de outros poluentes atmosféricos, como os óxidos de azoto e as partículas inaláveis. São também responsáveis pelos elevados níveis de ruído sentidos principalmente nas grandes aglomerações urbanas.
Os avanços tecnológicos nos sectores da construção automóvel e dos combustíveis têm permitido uma redução dos impactes negativos que exercem sobre o ambiente, não sendo, no entanto, suficientes para compensar a crescente intensidade de tráfego.
A par do transporte coletivo e da mobilidade suave, importa promover a utilização de veículos mais eficientes e que utilizem combustíveis com melhor desempenho ambiental. Destacam-se, em especial, os veículos elétricos.
Num país com uma quota de energia renovável muito elevada, como é o caso de Portugal, a utilização de eletricidade para mobilidade permite, na prática, substituir combustíveis fósseis por água, vento e sol, reduzindo significativamente os impactes ambientais associados e diminuindo a dependência energética do país.
Esta ficha temática diz respeito a Portugal continental, Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e será atualizada anualmente.
- O Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética 2016-2020 inclui um objetivo de incentivar a aquisição de veículos ligeiros, particulares ou comerciais, com menores emissões. Outra das medidas propostas visa promover a procura e introdução de veículos elétricos (VE) no mercado de ligeiros mistos e de passageiros e de scooters elétricas, aproveitando os investimentos já realizados no que respeita ao desenvolvimento da plataforma de gestão inteligente e integrada;
- O Plano Nacional Energia e Clima para 2030 (PNEC 2030), elaborado na sequência do Regulamento UE 2018/1999, define, entre outros, o objetivo nacional de “descarbonizar o setor dos transportes, fomentando a transferência modal e um melhor funcionamento das redes de transporte coletivo, promovendo a mobilidade elétrica e ativa e o uso de combustíveis alternativos limpos”. O plano inclui medidas para apoiar financeiramente a mobilidade elétrica e a aquisição de veículos menos emissores nas frotas transportes públicos; promover e apoiar a mobilidade elétrica; promover os serviços de partilha de veículos; promover a produção e o consumo de combustíveis renováveis alternativos; promover infraestruturas de abastecimento de combustíveis alternativos no que respeita a combustíveis limpos.
O parque de veículos rodoviários motorizados presumivelmente em circulação (veículos com aprovação em pelo menos uma das duas últimas inspeções obrigatórias, excluindo ciclomotores, motociclos e tratores agrícolas) foi, em 2020, de 7,0 milhões de veículos (ligeiros e pesados), registando, pela primeira vez, um ligeiro decréscimo de 0,1% face ao ano anterior. O parque de veículos pesados de passageiros originou este decréscimo, tendo registado uma diminuição de 10,0% face ao ano anterior, enquanto o número de veículos ligeiros cresceu 0,1%.
Taxa de motorização em Portugal
Parque de veículos ligeiros de passageiros por escalões de idade, em Portugal
Considerando o parque de veículos rodoviários ligeiros de passageiros presumivelmente em circulação (veículos que compareceram a pelo menos uma das duas últimas inspeções obrigatórias), verifica-se que a idade média aumentou para 13,5 anos (+0,4 anos do que em 2019).
Parque de veículos pesados de passageiros por escalões de idade, em Portugal
A idade média dos veículos pesados de passageiros presumivelmente em circulação (veículos que compareceram a pelo menos uma das duas últimas inspeções obrigatórias) diminuiu para 13,4 anos (-0,7 anos do que em 2019).
As viaturas com 10 ou mais anos representavam 64,4% do conjunto de ligeiros de passageiros e 72,9% dos pesados de passageiros.
Veículos ligeiros de passageiros por tipo de combustível, em Portugal, em 2020
Veículos pesados de passageiros por tipo de combustível, em Portugal, em 2020
Em 2020, o parque de veículos ligeiros de passageiros dividia-se entre veículos cujo combustível principal era o gasóleo (56,5%) ou a gasolina (40,3%). As viaturas movidas a GPL representavam 1,1% do total e as que utilizam outros tipos de combustível 2,2%. Já no que diz respeito aos veículos pesados de passageiros, o combustível principal é o gasóleo (94,85%).
No que diz respeito aos veículos de mercadorias, em 2020, os veículos movidos a gasóleo representaram 98,97% e 99,75% dos veículos ligeiros e dos veículos pesados (camiões e tratores), respetivamente.
Veículos elétricos matriculados por categoria, em Portugal, até 2020
No que respeita à mobilidade elétrica, até 2020 foram registados 33.989 veículos elétricos, representando um acréscimo de 43% face ao ano anterior, sendo que cerca de 83,7% correspondem a veículos ligeiros de passageiros e mercadorias e 7,3% a ciclomotores.
Instituto da Mobilidade e dos Transportes – https://www.imt-ip.pt/
Instituto Nacional de Estatística – https://www.ine.pt/
Eurostat - https://ec.europa.eu/eurostat/data/database