Parque rodoviário

A ficha temática “Parque rodoviário” analisa os veículos motorizados em circulação, a sua idade e o tipo de energia utilizada.
 
Animação: 
Descrição: 
Os transportes rodoviários (ligeiros e de mercadorias) exercem uma enorme pressão sobre o ambiente e a qualidade de vida, sendo um dos maiores responsáveis pela emissão de gases com efeito de estufa, bem como de poluentes atmosféricos, como os óxidos de azoto e as partículas inaláveis. São também responsáveis por elevados níveis de ruído sentidos principalmente nas grandes aglomerações urbanas.
 
Os avanços tecnológicos nos setores da indústria automóvel e dos combustíveis têm permitido uma redução dos impactes negativos que exercem sobre o ambiente, não sendo, no entanto, suficientes para compensar o aumento do tráfego rodoviário.
 
A par do transporte coletivo e da mobilidade ativa, importa promover a utilização de veículos mais eficientes e que utilizem combustíveis com melhor desempenho ambiental. Destacam-se, em especial, os veículos elétricos. 
 
Num país com uma quota de energia renovável muito elevada, como é o caso de Portugal, a utilização de eletricidade para mobilidade permite, na prática, substituir combustíveis fósseis por água, vento e sol, reduzindo significativamente os impactes ambientais negativos associados, e diminuindo a dependência energética do país.
 
Esta ficha temática diz respeito a Portugal e é atualizada anualmente.
Objetivos: 
  • O Plano Nacional Energia e Clima para 2030 (PNEC 2030), elaborado na sequência do Regulamento (UE) 2018/1999, define, entre outros, o objetivo nacional de “descarbonizar o setor dos transportes, fomentando a transferência modal e um melhor funcionamento das redes de transporte coletivo, promovendo a mobilidade elétrica e ativa e o uso de combustíveis alternativos limpos”. O plano inclui medidas para apoiar financeiramente a mobilidade elétrica e a aquisição de veículos menos emissores nas frotas de transportes públicos; promover e apoiar a mobilidade elétrica; promover os serviços de partilha de veículos; promover a produção e o consumo de combustíveis renováveis alternativos; promover infraestruturas de abastecimento de combustíveis alternativos no que respeita a combustíveis limpos.

 

 
Análise da evolução:

O parque de veículos rodoviários motorizados presumivelmente em circulação (veículos com aprovação em, pelo menos, uma das duas últimas inspeções obrigatórias, excluindo ciclomotores, motociclos e tratores agrícolas) foi, em 2021, de 7,1 milhões de veículos (ligeiros e pesados), registando, um ligeiro acréscimo, de 1% face ao ano anterior. O parque de veículos ligeiros de passageiros atingiu os 7 milhões de veículos, crescendo na mesma proporção que o parque global (mais 1%). O parque de veículos pesados de passageiros registou um crescimento superior ao parque de ligeiros (mais 1,4%).

Última atualização: 
Terça, 30 Maio, 2023