Resíduos urbanos - recolha seletiva multimaterial

  • Em 2022, a acessibilidade física ao serviço de recolha seletiva multimaterial prestado pelas EG, quer do serviço em alta, quer do serviço em baixa, apresenta uma avaliação mediana nas áreas predominantemente urbanas e predominantemente rurais.
  • Relativamente às áreas medianamente urbanas, em 2022, a avaliação do serviço foi insatisfatória no serviço em alta e mediana no serviço em baixa.
Descrição: 

A ficha “Resíduos urbanos – recolha seletiva multimaterial” pretende avaliar o nível de adequação do serviço ao utilizador, em termos de acessibilidade do serviço no que respeita à proximidade com os equipamentos de deposição seletiva multimaterial de resíduos.

O indicador que avalia a acessibilidade ao serviço de recolha seletiva multimaterial do sistema de Avaliação da Qualidade do Serviço da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) é definido como a percentagem do número de alojamentos familiares e coletivos na área de intervenção da entidade gestora (EG), de sistemas em alta e em baixa, com serviço de recolha seletiva multimaterial disponível a uma distância máxima de 100 m, nas freguesias predominantemente urbanas, ou 200 m, para os restantes casos, do limite do prédio (inclui a totalidade dos alojamentos em áreas cobertas por recolha porta-a-porta). O serviço considera-se disponível quando o utilizador tem acesso aos fluxos de recolha seletiva de embalagens (plástico, metal, cartão para alimentos líquidos, vidro, papel/cartão), papel/cartão não embalagem e indiferenciado.

 

Acessibilidade do serviço de recolha seletiva – Valores de referência

Serviços em alta e em baixa (%)

Qualidade do serviço boa

Área predominantemente urbana (APU)

Área medianamente urbana (AMU)

Área predominantemente rural (APR)

 

[80,0; 100,0]

[70,0; 100,0]

[60,0; 100,0]

Qualidade do serviço mediana

Área predominantemente urbana (APU)

Área medianamente urbana (AMU)

Área predominantemente rural (APR)

 

[60,0; 80,0]

[50,0; 70,0]

[40,0; 60,0]

Qualidade do serviço insatisfatória

Área predominantemente urbana (APU)

Área medianamente urbana (AMU)

Área predominantemente rural (APR)

 

[0,0; 60,0]

[0,0; 50,0]

[0,0; 40,0]

Fonte: ERSAR, 2023

Contribuição para os ODS

 

Objetivos: 
  • Melhorar a acessibilidade do serviço de recolha seletiva multimaterial, em especial nas áreas em que esta é insatisfatória ou mediana.
Análise da evolução:

Com a entrada em vigor da 4.ª geração do sistema de avaliação, ocorreu uma quebra de série, passando o indicador a incluir o acesso simultâneo ao serviço de recolha indiferenciada, pelo que não existem dados para avaliar evolução.

Última atualização: 
Sexta, 5 Julho, 2024