De acordo com o Eurostat, a repartição modal do transporte de mercadorias em Portugal é dominada pelo transporte rodoviário que, em 2020, representou 85,8%, mais 8,4 pontos percentuais (p.p.) do que o registado na UE. Por outro lado, a importância do transporte ferroviário é superior na Europa, correspondendo a 16,8% do transporte de mercadorias, enquanto em Portugal se situa nos 14,2%; registando-se, no entanto, um crescimento de 1,2 p.p., relativamente a 2019.
Transporte de mercadorias
A ficha temática “Transporte de mercadorias” analisa a repartição modal deste tipo de transporte tanto em Portugal como na União Europeia e quantifica os volumes de mercadorias por tipo de transporte, bem como os volumes movimentados resultantes do comércio internacional.
- O Livro Branco dos Transportes, adotado pela Comissão Europeia em 2011, propõe transferir para outros modos, como o ferroviário ou o marítimo/fluvial, até 2030, 30% do tráfego rodoviário de mercadorias em distâncias superiores a 300 km, e mais de 50% até 2050, com a ajuda de corredores eficientes e ecológicos;
- O Plano Nacional Energia e Clima para 2030 (PNEC 2030), elaborado na sequência do Regulamento (UE) 2018/1999, define, entre outros, os objetivos de promover a produção e consumo de combustíveis renováveis alternativos, em particular para os setores de transporte rodoviário pesado de mercadorias de longa distância, pesados de passageiros, setor marítimo de mercadorias e aviação, e de promover o transporte de mercadorias por via ferroviária e marítima.
Distribuição modal do transporte de mercadorias, em Portugal
Distribuição modal do transporte de mercadorias, na UE
Evolução das mercadorias transportadas, por modo de transporte
Distribuição modal do transporte de mercadorias, exportações de Portugal, em 2021
O volume das exportações totalizou, em 2021, 38,6 milhões de toneladas de mercadorias, o que representa um aumento de 4,5% (menos 5,6% do que em 2020). A via marítima representou 50% do volume transportado, seguindo-se a via rodoviária que assegurou a exportação de 44% do total transportado. A via aérea movimentou 1,8% do total da quantidade exportada, ao passo que o transporte ferroviário representou apenas 0,5% do total de toneladas exportadas.
Nos principais modos de transporte de mercadorias, as vias marítima e rodoviária, registaram-se reduções de 2,5% e 5,4% nas quantidades exportadas, respetivamente. O valor de exportação para estes modos de transporte evidenciou decréscimos de 16,4% (via marítima) e 6,2% (via rodoviária).
Por via ferroviária verificou-se um aumento nas quantidades exportadas de 5,4%, face a 2020, e uma diminuição de 1,5% no valor das exportações.
As exportações por via rodoviária, marítima e aérea registaram aumentos na quantidade exportada, respetivamente, de 6,6%, 1,4% e 9,2%, o que correspondeu a um aumento no valor de exportação de 15,6%, 25,9% e 15,3%, pela mesma ordem.
Distribuição modal do transporte de mercadorias e importações para Portugal, em 2021
Instituto da Mobilidade e dos Transportes
Instituto Nacional de Estatística | Estatísticas dos Transportes e Comunicações 2021 –
Eurostat