Transporte de passageiros
A ficha temática “Transporte de passageiros” analisa a repartição modal deste tipo de transporte em Portugal e na União Europeia.
- O Plano Nacional Energia e Clima para 2030 (PNEC 2030), elaborado na sequência do Regulamento (UE) 2018/1999, define, entre outros, os objetivos de incorporar e valorizar os critérios de desempenho ambiental e de baixo carbono no processo de contratualização das concessões do serviço público de transporte de passageiros e reforçar o transporte ferroviário de passageiros e a frota de navios de passageiros.
- O Decreto-Lei n.º 86/2021, que transpõe a Diretiva (UE) 2019/1161 (que por sua vez altera a Diretiva 2009/33/CE), estabelece o regime jurídico relativo à promoção de veículos de transporte rodoviário limpos a favor da mobilidade com nível baixo de emissões, definindo que os contratos de compra e venda, aluguer, entre outros, de veículos rodoviários com emissões de carbono reduzidas ou nulas, celebrados por entidades públicas, devem ter em conta os critérios ecológicos definidos no âmbito da Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas; o decreto-lei impulsiona a descarbonização do setor dos transportes, através da aquisição de veículos com emissões reduzidas ou nulas e do incentivo à introdução de energias limpas, e promove padrões de mobilidade ativa, partilhada, flexível, conectada e sustentável.
Número de passageiros por modo de transporte coletivo
Evolução do número de passageiros-km por modo de transporte coletivo
Em termos de passageiros-km, o transporte rodoviário registou o crescimento acentuado, de 49,8% (menos 50,4% em 2020). No transporte ferroviário também se verificou um aumento de 14,1% (menos 48,6% em 2020) nos passageiros-km; pelo contrário, no transporte metropolitano registou-se um decréscimo de 1,9% (menos 48,5% em 2020).
Distribuição modal do transporte de passageiros, em Portugal e na UE-28

A taxa de ocupação do automóvel foi de 1,56 pessoas na AMP e de 1,60 na AML.
As deslocações por modos suaves (pedonal ou de bicicleta) surgem como a segunda forma de locomoção mais expressiva no total das deslocações, registando um peso conjunto de 18,9% na AMP (apenas 0,4% utilizando bicicleta) e de 23,5% na AML (0,5% relativos à bicicleta).
Os transportes públicos e/ou coletivos, como principal meio de transporte, representaram 11,1% das deslocações na AMP e 15,8% na AML.
Instituto da Mobilidade e dos Transportes
Instituto Nacional de Estatística - Estatísticas dos Transportes e Comunicações 2021
Eurostat