2022 Strategic Foresight Report

O mundo está a atravessar mudanças geopolíticas profundas, que vêm reforçar as megatendências que já afetam a UE. As implicações a longo prazo da agressão militar da Rússia contra a Ucrânia, nomeadamente para a energia, a alimentação, a economia, a segurança, a defesa e a geopolítica, afetarão claramente a trajetória da Europa para alcançar uma transição ecológica e uma transição digital justas.
Neste novo contexto geopolítico, e com base num exercício prospetivo completo, o relatório de prospetiva estratégica de 2022 - "Geminação das transições ecológica e digital no novo contexto geopolítico" - apresenta uma reflexão estratégica orientada para o futuro sobre as interações entre as transições ecológica e digital. Ambas estão no topo da agenda política da UE e a sua interação terá enormes consequências no futuro. O seu êxito será também crucial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Embora sejam de natureza diferente e estejam sujeitas a dinâmicas específicas, a sua geminação — ou seja, a capacidade de se reforçarem mutuamente — merece uma análise mais aprofundada. A transição ecológica não acontecerá sem a concretização das metas e das políticas estabelecidas no Pacto Ecológico Europeu, uma estratégia transversal para alcançar a neutralidade climática e reduzir a degradação ambiental até 2050.
Na trajetória rumo a 2050, a geminação dependerá da capacidade de implantar tecnologias novas e existentes em grande escala, bem como de vários fatores geopolíticos, sociais, económicos e regulamentares.