Este relatório bienal, elaborado pela Agência Europeia do Ambiente (EEA), oferece uma avaliação abrangente sobre o progresso e os desafios na prevenção de resíduos em toda a Europa, com atenção especial ao desperdício alimentar. A prevenção de resíduos é um pilar central para a economia circular e desempenha um papel crucial no combate às crises planetárias de mudança climática, perda de biodiversidade e poluição.
Está síntese fornece informações sobre a qualidade das águas balneares da Europa e é complementada por um visualizador de mapas para ajudar as pessoas a tomar decisões informadas sobre onde tomar banho. É publicado no contexto do plano de ação da União Europeia para a poluição zero e baseia-se na análise dos dados comunicados pelos Estados-Membros da UE para as épocas balneares de 2021-2024, conforme exigido pela Diretiva Águas Balneares (UE, 2006).
Este relatório é a submissão oficial do inventário da União Europeia (UE) para 2025 no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (United Nations Framework Convention on Climate Change - UNFCCC, em inglês). A UE, como parte do Acordo de Paris e da UNFCCC, reporta anualmente os inventários de gases com efeito de estufa (GEE) relativos às emissões e remoções antropogénicas dentro da área abrangida pelos seus Estados-Membros.
O European State of the Climate Report (ESOTC) fornece descrições e análises das condições climáticas na Europa em 2024, abrangendo variáveis de todo o sistema terrestre, eventos-chave e seus impactos, e uma discussão sobre política e ação climática com foco na resiliência do ambiente construído. Ele também fornece uma visão geral das condições climáticas em todo o Ártico e atualizações sobre a evolução de longo prazo dos principais indicadores climáticos.
A União Europeia está avançando com ações sem precedentes para alcançar a neutralidade climática e a sustentabilidade. Uma transformação bem-sucedida limitará os riscos existenciais das mudanças climáticas e da crise ambiental, ao mesmo tempo que fortalecerá a autonomia estratégica aberta e a segurança económica da UE.
Neste contexto, o Relatório de Previsão Estratégica de 2023 examina as principais interseções entre as tendências estruturais e dinâmicas que afetam os aspetos sociais e económicos da sustentabilidade, para esclarecer as potenciais escolhas e compensações que a UE provavelmente enfrentará no futuro, propondo 10 áreas de ação para atingir os objetivos de uma Europa social e economicamente sustentável com um papel mais forte no mundo nos próximos anos.