Relatório do Estado do Ambiente

Última Edição


O Relatório do Estado do Ambiente (REA) comemora este ano 30 anos de análise do estado do ambiente em Portugal – um exercício anual de reconhecimento dos progressos alcançados, mas também dos principais constrangimentos, identificando a posição do País face aos compromissos e metas assumidos em matéria de ambiente e desenvolvimento sustentável.

A edição de 2017 começa por apresentar o enquadramento socioeconómico nacional, seguindo-se a atualização dos cenários macroeconómicos, dois cenários contrastados (Alto e Baixo) de possível evolução da economia portuguesa no horizonte 2050, bem como de dois cenários internacionais (Alto e Baixo) para o PIB mundial e para o PIB da União Europeia.

Os capítulos seguintes apresentam 41 fichas temáticas de indicadores, organizados em oito domínios ambientais: Economia e Ambiente, Energia e Clima, Transportes, Ar e Ruído, Água, Solo e Biodiversidade, Resíduos e Riscos Ambientais. Apresenta também oito infografias, uma para cada domínio ambiental, que resumem os valores-chave da evolução dos indicadores analisados.

De forma a apresentar a informação mais recente disponível, a edição deste ano inclui, sempre que possível, dados provisórios para 2017.

À semelhança da edição de 2015, o REA 2017 retoma a publicação de artigos sobre temáticas ambientais, procurando abordar alguns dos atuais desenvolvimentos da política ambiental. Os 11 artigos, apresentados num documento separado, mas parte integrante deste relatório, contemplam temas tão diversos como a seca de 2017, o ordenamento do território, as estratégias municipais de adaptação às alterações climáticas, o Roteiro para a Neutralidade Carbónica, a economia circular, as guias eletrónicas de acompanhamento de resíduos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a conservação e gestão sustentável do oceano, o lixo marinho, a plataforma única de inspeção e fiscalização da agricultura, mar e ambiente e a Estratégia Nacional de Educação Ambiental.

Está também disponível uma versão em Inglês do sumário executivo e das infografias.