Relatório do Estado do Ambiente

Última Edição


O Relatório do Estado do Ambiente (REA) tem sido, à semelhança da generalidade dos seus congéneres internacionais, um importante instrumento de comunicação do estado factual do ambiente a nível nacional.

Com o objetivo de disponibilizar a maior quantidade possível de dados atualizados, o REA tem vindo a ser publicado no final de cada ano civil, originando um desfasamento temporal de cerca de um ano entre a data da publicação dos dados e o período a que se referem. Para atenuar esta disparidade optou-se, iniciando com a edição deste ano, por antecipar a publicação do relatório, aproximando-a da data em que se celebra o dia Mundial do Ambiente – 5 de junho.

Sendo publicada apenas cinco meses após o último relatório, a edição de 2018 será excecionalmente mais curta, contendo apenas os indicadores em que foi possível proceder à atualização dos dados desde a última edição.

O REA 2018 começa por apresentar o enquadramento socioeconómico nacional, com os principais números relativos aos indicadores económicos e sociais.

Os capítulos seguintes apresentam 28 fichas temáticas de indicadores, organizados em oito domínios ambientais: Economia e Ambiente, Energia e Clima, Transportes, Ar, Água, Solo e Biodiversidade, Resíduos e Riscos Ambientais. 

Como complemento às fichas de indicadores, o REA 2018 inclui ainda sete infografias que contemplam temas ambientais tão diversos como a Economia Circular, as Alterações Climáticas, a Mobilidade Suave, a Saúde e Ambiente, a Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ENCNB 2030) e a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020).

O REA 2018 inclui uma versão em Inglês do Sumário Executivo.