Distribuição modal do transporte de passageiros, em Portugal e na UE-27

Português, Portugal
Chart: 
Font: 
Eurostat, 2023

No que respeita à distribuição modal do transporte de passageiros, e tendo em consideração os dados estimados reportados pelo Eurostat, verificou-se em Portugal uma hegemonia dos veículos ligeiros de passageiros (transporte individual), cuja utilização tem sido crescente, traduzida num peso de 91,3% em 2021 (93,0%, em 2020, face a 81,7% em 2000).

No seio da UE-27, a preferência pelos veículos ligeiros de passageiros é igualmente clara, ainda que ligeiramente menos expressiva do que em Portugal (86,3% em 2021, 87,1% em 2020).

Apresentando uma tendência crescente, o peso de utilização do transporte ferroviário continua a ser mais significativo na UE-27, representando 6,0% em 2021 (5,5% em 2020), enquanto que em Portugal representa 2,9% (2,8% em 2020).

Relativamente ao transporte individual em Portugal, as fontes estatísticas disponíveis não permitem aferir os fluxos de transporte em veículos particulares, pelo que se apresentam os resultados do Recenseamento Geral da População (Censos), que disponibilizam informação sobre os movimentos pendulares da população trabalhadora e estudante (deslocações casa-trabalho ou casa-escola).

De acordo com os dados do último Censos 2021, 66% dos residentes deslocou-se em automóvel ligeiro para o local de trabalho ou de estudo (47,9% como condutor e 18,1% como passageiro), mantendo-se a tendência de crescimento com um aumento de 4,4 pontos percentuais (p.p.) face a 2011. Na última década as deslocações a pé continuaram a decrescer, representando 15,7% (16,4% em 2011); por outro lado, as deslocações em autocarro/camioneta aumentaram, com um crescimento de 4,2 p.p., fixando-se nos 47,9% (43,7% em 2011).

 

  • Dados respeitantes a: Portugal continental.
  • Periodicidade de atualização: anual.

 

Ordem de aparecimento: 
10
Indicator: 
Transporte de passageiros
Notes: 

Dados estimados pelo Eurostat;

Quebra na série temporal nos dados de 2000, 2004 a 2006, 2008 a 2012, 2014, 2016 e 2018 da UE-27.