Distribuição modal do transporte de passageiros, em Portugal e na UE-27
No que respeita à distribuição modal do transporte de passageiros, e tendo em consideração os dados estimados reportados pelo Eurostat, verificou-se em Portugal uma hegemonia dos veículos ligeiros de passageiros (transporte individual), cuja utilização tem sido crescente, traduzida num peso de 88,4% em 2022 (91,3%, em 2021).
No seio da UE-27, a preferência pelos veículos ligeiros de passageiros é igualmente clara, ainda que ligeiramente menos expressiva do que em Portugal (83,4% em 2022).
O transporte público/coletivo rodoviário representou em Portugal, em 2022, 7,6% da distribuição modal de transporte de passageiros (face a 5,7% em 2021), enquanto na UE-27 representou 8,5% (7,5% em 2021).
Apresentando uma tendência crescente, o peso de utilização do transporte ferroviário continua a ser mais significativo na UE-27, representando 8,0% em 2022 (5,9% em 2021), enquanto em Portugal representa apenas 4,0% (2,9% em 2021).
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Com base na análise efetuada, recomenda-se que seja assegurada a continuidade dos programas de apoio ao Transporte Público, reforçando as vertentes que permitem aumentar a integração intermodal (incluindo com os modos ativos), simplificar a bilhética/tarifários, aumentar a oferta de transporte flexível em regiões de baixa densidade e promover medidas de inclusão que facilitem o acesso de passageiros com mobilidade reduzida. |
- Dados respeitantes a: Portugal continental.
- Periodicidade de atualização: anual.
Dados estimados pelo Eurostat;
Quebra na série temporal nos dados de 2000, 2004 a 2006, 2008 a 2012, 2014, 2016 e 2018 da UE-27.