Notícias

Inventário anual de gases com efeito de estufa da União Europeia 1990-2023 e documento de inventário 2025
Este relatório é a submissão oficial do inventário da União Europeia (UE) para 2025 no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (United Nations Framework Convention on Climate Change - UNFCCC, em inglês). A UE, como parte do Acordo de Paris e da UNFCCC, reporta anualmente os inventários de gases com efeito de estufa (GEE) relativos às emissões e remoções antropogénicas dentro da área abrangida pelos seus Estados-Membros.

European State of the Climate – Report 2024
O European State of the Climate Report (ESOTC) fornece descrições e análises das condições climáticas na Europa em 2024, abrangendo variáveis de todo o sistema terrestre, eventos-chave e seus impactos, e uma discussão sobre política e ação climática com foco na resiliência do ambiente construído. Ele também fornece uma visão geral das condições climáticas em todo o Ártico e atualizações sobre a evolução de longo prazo dos principais indicadores climáticos.

State of the Global Climate 2024
Os sinais claros das mudanças climáticas induzidas pelo ser humano atingiram novos patamares em 2024, que provavelmente foi o primeiro ano civil a superar 1,5°C acima da era pré-industrial, com uma temperatura média global próxima da superfície de 1,55 ± 0,13°C acima da média de 1850-1900.
Este foi o ano mais quente nos 175 anos de registos observacionais. O relatório "Estado do Clima Global 2024" destacou os enormes impactos económicos e sociais causados por eventos climáticos extremos, bem como os efeitos de longo prazo do calor recorde dos oceanos e do aumento do nível do mar.

2023 Year in Review: Climate-driven Global Renewable Energy Potential Resources and Energy Demand
O relatório 2023 Year in Review: Climate-driven Global Renewable Energy Potential Resources and Energy Demand conclui que soluções energéticas diversificadas e informadas sobre o clima são essenciais para que o mundo possa cumprir as metas de triplicar a capacidade de energia renovável e duplicar a eficiência energética até 2030.
Páginas
- 1
- 2
- 3
- seguinte ›
- última »
