Energia e Clima

O 5º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) assume, com base em evidências científicas e de forma inequívoca, que as alterações climáticas estão a acontecer, são causadas pela intervenção humana no ambiente e vão continuar a intensificar-se.

O IPCC destaca ainda a enorme probabilidade das emissões de gases com efeito de estufa serem a causa dominante do aquecimento observado no século XX. Indissociáveis desta realidade estão a produção e consumo de energia, essenciais para o funcionamento das sociedades humanas, mas responsáveis pelo forte aumento de muitas das pressões exercidas sobre o ambiente, tais como a emissão de poluentes atmosféricos e de gases com efeito de estufa, a geração de resíduos e mesmo a ocorrência de acidentes ambientais de larga escala.

A imprescindível e cada vez mais urgente redução da dependência de combustíveis fósseis, através do incentivo à transferência para fontes de energia alternativas, limpas e sustentáveis, e da imposição metas de eficiência energética, só pode ser levada a cabo se apoiada em instrumentos de política robustos, que abordem estas questões de forma sistémica e a longo prazo.

Por outro lado, o aumento da ocorrência de eventos extremos, tais como ondas de calor, secas e cheias, demonstram a significativa vulnerabilidade e exposição à variabilidade climática de alguns ecossistemas e de muitos sistemas humanos.

Portugal encontra-se entre os países europeus com maior potencial de vulnerabilidade aos impactes das alterações climáticas, mas a gravidade dos riscos associados pode ser reduzida, através da implementação de medidas de limitação das emissões e adaptação a estes fenómenos.

Fichas temáticas

  • Produção e consumo de energia

    O indicador “Produção e consumo de energia” analisa a evolução da produção e consumo de energia (balanço energético), o consumo de energia primária por fonte de energia utilizada e a evolução da dependência energética de Portugal face ao exterior.

  • Energias renováveis

    A ficha temática “Energias renováveis” analisa a produção de energia a partir de fontes renováveis, o seu contributo no consumo de energia primária, bem como o contributo de cada uma das fontes de energia renovável.

  • Intensidade energética e carbónica da economia

    A ficha temática “Intensidade energética e carbónica da economia” analisa a evolução do consumo de energia e das emissões de gases com efeito de estufa face ao crescimento económico, em Portugal e na UE-28. Esta ficha afere também a emissão dos gases gerados pela produção e consumo de energia, relativamente ao seu consumo interno.

  • Emissões de Gases com Efeito de Estufa
    A ficha temática “Emissões de Gases com Efeito de Estufa” (GEE) avalia o nível anual de emissões e sequestro destes gases, com origem humana, em todos os sectores da economia nacional, em relação ao ano de 1990. É também avaliado o nível de emissões de origem humana face aos compromissos assumidos por Portugal no quadro da partilha de esforços a realizar pelos Estados-Membros, a fim de respeitar os compromissos de redução das emissões de GEE da União Europeia (UE) até 2020.
  • Precipitação e temperatura

    A ficha temática “Precipitação e temperatura” analisa a variação das médias anuais de precipitação e temperatura em relação aos valores médios verificados no período 1971-2000.